Big data para e-commerce: descubra os principais benefícios

Um carrinho vermelho de compras sobre um teclado de computador

Já é um fato que a população brasileira se rendeu às compras online. Com o impulsionamento da pandemia, em 2020 foi gerada uma receita de 126,3 bilhões de reais apenas no comércio eletrônico brasileiro, um aumento de 68,1% em relação ao ano anterior, de acordo com levantamento realizado pela consultoria Neotrust.

A tendência é que esses números continuem crescendo. Vejamos, como exemplo, a Black Friday de 2021. Ainda segundo a Neotrust, houve um crescimento de 5,8% no faturamento em relação a 2020. Foram realizadas, em dois dias, 7,6 milhões de compras e o ticket médio foi 6,4% maior que na Black Friday de 2020.

Podemos deduzir, com o suporte desses dados, que o comércio eletrônico brasileiro está crescendo de maneira saudável e que há espaço para ainda mais crescimento.

Mas como aproveitar esse mercado lucrativo e de concorrência cada vez mais acirrada?

É aí que o big data entra em ação. Ao contar com dados precisos, confiáveis e atualizados em tempo real, gestores de todas as vertentes do comércio eletrônico brasileiro ganham a oportunidade de formar estratégias mais precisas e eficientes, tudo isso enquanto economizam tempo e recursos.

Confira, abaixo, alguns dos principais benefícios do big data para o e-commerce brasileiro.

Otimizar a precificação

Determinar o melhor preço para seu produto ou serviço é fundamental chamar a atenção de clientes de uma maneira positiva e fazer com que mais compras sejam concretizadas. No ambiente offline, quando a concorrência é composta por negócios localizados numa mesma rua ou num mesmo bairro, conhecer os preços cobrados pela concorrência é uma tarefa relativamente fácil, pois a concorrência tende a não ser muito volumosa.

Isso muda quando colocamos a internet na equação. Agora, sua concorrência não são mais somente empresas vizinhas, mas organizações de todo o país e até do mundo, a depender do ramo. Como acompanhar os preços de tantos concorrentes e suas variações?

Com big data, é possível realizar essa tarefa de forma rápida e completa. São utilizados bots, chamados de crawlers e scrapers, que coletam gigantescos volumes de informação em tempo real, permitindo que o gestor ou gestora tenha uma ampla visão de como sua concorrência está precificando seus produtos ou serviços e, assim, possa agir de acordo para atingir suas metas.

Descobrir a jornada de compra do cliente

O que se passa dentro da cabeça do seu cliente? Quais etapas antecederam a concretização de uma determinada compra? Será que ele se deparou com alguma objeção ou dificuldade no caminho?

São essas as perguntas (entre outras) que os gestores fazem na busca por tentar entender melhor o comportamento do cliente. A boa notícia é que, com o big data, essa tarefa está se tornando cada vez mais fácil.

Por meio da mineração de dados, é possível, por exemplo, conhecer as páginas visitadas pelo cliente antes da compra, as lojas e os links que ele clicou, as interações que ele teve com outros produtos daquela marca ou serviço, e muito mais. Vale lembrar que tudo isso é feito seguindo à risca os protocolos estabelecidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Com essas valiosas informações em mãos, os gestores obtêm um profundo conhecimento sobre o que os consumidores gostam e não gostam, podendo, dessa forma, criar estratégias e campanhas focadas em atrair padrões específicos de consumidores, fidelizando-os e realizando mais vendas.

Antecipar tendências de consumo

A questão do estoque é sempre algo muito delicado para quem trabalha com comércio eletrônico. Ter estoque de menos pode deixar a sua empresa despreparada para um súbito aumento de demanda. Por outro lado, estoque demais ocasiona em custos e pode até resultar em prejuízos irreversíveis.

Com big data é possível equilibrar seu estoque e evitar desperdícios, mas como? Através da previsão de tendências de consumo. Ao coletar e analisar dados confiáveis e atualizados, é possível prever essas tendências com alto nível de precisão.

Assim, além de estar mais preparado para lidar com o estoque no presente, o gestor também se programa para o futuro e evita dores de cabeça desnecessárias. E o cliente também sai ganhando, pois tem a certeza de que o produto desejado vai estar em estoque e que será entregue rapidamente, criando uma relação de confiança entre ele e a empresa.

E você, que tal dar hoje mesmo o próximo passo rumo à implementação de big data na sua organização? Venha conversar com um de nossos especialistas!