4 vantagens do uso da automação de dados para e-commerce

Automação de Dados para Ecommerce

Os números do comércio eletrônico no Brasil são impressionantes e tudo indica que esse mercado só irá crescer. Dados divulgados pelo estudo Webshoppers apontam que, somente no 1º semestre de 2021, o e-commerce brasileiro faturou R$ 53,4 bilhões, um aumento de 31% em relação ao mesmo período de 2020.

O mesmo estudo também apurou o seguinte: em 2020, 13 milhões de brasileiros fizeram compras online pela primeira vez - número comparável à quantidade de habitantes da Bahia. Ou seja, estamos diante de um mercado aquecido e repleto de oportunidades.

Mas, conforme o faturamento e a quantidade de consumidores aumentam, também aumenta a concorrência. O que um negócio de e-commerce pode fazer para tornar-se mais competitivo e conquistar uma fatia maior do bolo que é o mercado de comércio eletrônico brasileiro?

Uma solução altamente tecnológica é o uso da mineração de dados através  bots inteligentes que acessam, coletam e estruturam dados da internet para que a informação contidas nele seja analisada e resulte num processo de tomada de decisões mais assertivo e fundamentado. Esses tipos de robôs virtuais e personalizáveis de acordo com a demanda, são conhecidos como crawlers e scrapers.

Confira, agora, quatro vantagens que o uso de robôs crawlers e scrapers proporciona para empresas que atuam no setor de comércio eletrônico.

1 - Otimização de rotinas

Quando se trata de um comércio eletrônico, é inevitável que o dia a dia seja ocupado pelos mais diferentes tipos de processos e atividades de rotina. E, quanto maior a empresa, mais tempo essas atividades ocupam. A princípio, não há nada de errado com isso. Afinal, é dando conta dessas tarefas de rotina que a empresa segue em frente, não é mesmo?

Sim, mas só até certo ponto. No momento em que essas atividades ocupam tempo demais e desviam a atenção de outros aspectos cruciais para o desenvolvimento do negócio, é hora de pensar no que pode ser feito para mudar essa situação.

Ao adotar o uso de crawlers e scrapers para coletar dados em lojas virtuais e marketplaces, uma empresa consegue otimizar processos e reduzir custos com atividades manuais e repetitivas, o que gera economia de recursos financeiros e aumenta a produtividade da equipe.

2 - Análise de preços


Uma das grandes vantagens do comércio eletrônico sobre o comércio tradicional é a oportunidade de observar, sem necessidade de deslocamento, os preços de diversos produtos em diferentes lojas. Isso é bom para o consumidor, que aumenta o seu poder de escolha, e também para as empresas, que conseguem observar com facilidade os preços praticados pela concorrência.

Mas, conforme o mercado de e-commerce cresce no Brasil e mais empresas investem na área, ficar de olho nos preços dos concorrentes vai se tornando uma atividade cada vez mais trabalhosa e até mesmo impossível de ser executada por um humano.

Para robôs, no entanto, é um pouco mais fácil, pois eles conseguem adquirir os dados desejados com precisão e sempre atualizados, possibilitando que as empresas foquem nas informações contidas nos dados e não no processo de coleta dos mesmos.

3 - Inteligência de mercado

No tópico anterior mencionamos a análise de preços, que é apenas uma parte de tudo que envolve a análise de mercado. Outros elementos, para citar somente alguns, são as necessidades dos clientes, identificação de oportunidades e novos nichos de mercado, posicionamento de marca e observação da concorrência.

A ideia de obter acesso a informações atualizadas e em tempo real sobre tudo isso podia parecer coisa de ficção há 10 ou 20 anos, mas hoje já é uma realidade usufruída por muitos dos grandes players do comércio eletrônico brasileiro.

O que proporciona isso é exatamente o uso de crawlers e scrapers personalizados, que coletam e estruturam de maneira precisa as informações necessárias para uma análise de mercado robusta e assertiva, que vão além dos preços, mas também sobre a descrição de produtos, valores de frete, SKUs e etc.

4 - Mitigação de erros

Um dos maiores percalços da coleta manual de dados, fora o tempo maior empreendido para a execução completa da tarefa, é o erro humano.

Entre o monitoramento, coleta, registro e processamento de dados, além da posterior geração de relatórios, a probabilidade de algum tipo de falha operacional acontecer só aumenta.

Esse problema é inexistente com o uso de robôs. Crawlers e scrapers são construídos com o aprendizado de máquina e outros recursos de inteligência artificial, o que permite realizar  todo esse processo de maneira automatizada, entregando resultados atualizados e em tempo real num ritmo impossível de ser executado por humanos. Assim, a empresa fica livre para focar os seus esforços em ações que resultem em avanços reais.

Que tal dar o primeiro passo para usufruir dessas vantagens no seu e-commerce? Temos especialistas à disposição para ajudar o seu comércio eletrônico a chegar ainda mais longe.