Conheça os valiosos benefícios da Data Science para empresas

Benefícios da data science

Muito se fala hoje em dia como "dados são o novo petróleo" e sobre como a tendência é que as empresas e a sociedade estejam cada vez mais orientadas por dados. Mas falando assim, na teoria, isso pode ser um conceito de difícil compreensão para muitos.

Por isso, hoje o assunto é focado na prática. Vamos destrinchar o que é Data Science e abordar os benfícios reais dessa tecnologia no dia a dia das empresas.

O que é Data Science?

Data Science, ou ciência de dados, trata-se de um conjunto de estratégias, ferramentas e processos que são utilizados com o objetivo de obter insights precisos e de qualidade a partir de informações do Big Data.

Em outras palavras, é com a Data Science que uma empresa irá tomar decisões assertivas, baseadas em dados e não em achismos.

A tecnologia, hoje em dia, permite que se obtenha uma precisão cirúrgica no processo de coleta, organização e análise de dados, permitindo que decisões estratégicas sejam tomadas com um nível de assertividade muito além do que seria considerado possível há apenas alguns anos.

Benefícios da Data Science para negócios

Agora que já explicamos o que é e como funciona Data Science, chegou o momento de falar sobre as aplicações dessa tecnologia que traz benefícios para empresas de qualquer setor.

Identifique oportunidades antecipadamente

Um exemplo prático do uso de Data Science no ambiente empresarial é o reconhecimento de oportunidades antes que elas se tornem óbvias para todo mundo.

A Data Science permite que sejam condensadas grandes quantidades de dados de uma só vez, o que facilita a visualização e também a compreensão das informações. Algo que passaria batido no dia a dia, por exemplo, pode ser notado rapidamente quando são analisadas séries históricas de dados.

Esse é o tipo de vantagem que destaca uma empresa em meio a seus concorrentes.

Descoberta de talentos

Todo gestor sabe como pode ser desafiadora a tarefa de encontrar o profissional certo para ocupar uma determinada função-chave dentro de uma organização.

Com processos seletivos atraindo dezenas e até centenas de candidatos, a busca pelo profissional ideal pode se tornar algo bastante trabalhoso.

Acontece que, graças à Data Science, não precisa mais ser assim. Hoje em dia, é possível, em questão de segundos, varrer bancos de dados e encontrar aquele candidato que mais irá acrescentar à empresa, poupando tempo e esforço de todos os envolvidos. É o tipo de situação em que todos ganham.

Conquista e retenção de clientes


Uma empresa só funciona enquanto tiver clientes para fechar negócio, não é mesmo? E no ambiente cada vez mais competitivo que temos hoje em dia, isso se torna altamente crucial.

Os clientes também estão cada dia mais exigentes (e com razão), e a consequência disso é que as empresas precisam ficar atentas para não serem passadas para trás.

E é aí que a Data Science entra em ação. Por meio da identificação, captação e interpretação de dados relacionados aos clientes e possíveis clientes, é possível identificar, com altos níveis de precisão, os principais desejos e as maiores necessidades.

Dessa forma, as empresas conseguem formular estratégias já direcionadas para essas necessidades e esses desejos, gerando clientes satisfeitos e fechando mais negócios.

Para saber mais sobre como a Data Science pode ajudar a sua empresa a ir ainda mais longe, você já está no lugar certo. Fale com um de nossos especialistas e dê hoje mesmo o passo inicial para a transformação do seu negócio negócio por meio dos dados.