Conheça os 5 Vs do Big Data

5Vs do Big Data

O conceito de big data pode ser de difícil compreensão para pessoas que não lidam com tecnologia da informação em suas rotinas. Acontece que, cada vez mais, os dados que geramos causam impactos reais no dia a dia.

O Fórum Econômico Mundial avalia a economia global de dados em 3 trilhões de dólares, o que já confere uma ideia da importância da economia baseada em dados ao redor do mundo.

Mas como explicar o que é big data, a base de tudo isso, para quem não possui familiaridade com o termo?

É aí que entram os 5 Vs do big data. Esses 5 Vs nada mais são do que características, que, juntas, descrevem bem o que é, como funciona e para que serve o big data. Confira abaixo o que significa cada um deles!

O que é Big Data? | Big Data de A a Z #6

O próprio termo “big data” já dá uma pista de que estamos lidando com um grande volume de informações. Somente em 2020, o volume de dados criados, coletados, copiados e consumidos globalmente alcançou a marca de 64.2 zettabytes (1 zettabyte é o equivalente a 1 bilhão de terabytes).

Esse grande volume de informações representa um desafio para empresas e governos. É preciso pensar sobre como armazenar esses dados, como evitar que as informações contidas neles caiam em mãos erradas, como as informações contidas nos dados podem ser aproveitadas para gerar insights valiosos, entre outras questões.

Velocidade

Estima-se que, no mundo, trafegam 128 terabytes de dados a cada segundo. Ou seja, a cada momento a humanidade vai criando uma quantidade realmente gigantesca de dados e a tendência é que o volume de dados trafegados siga aumentando ainda mais.

Isso é um desafio para diversos setores da economia, tanto para aqueles que lidam especificamente com com dados quanto para os que enxergam no big data uma valiosa oportunidade de obter mais informações sobre clientes, público-alvo, concorrentes e muito mais.

Variedade

O enorme volume de dados, aliado à alta velocidade com que eles são criados, faz com que dados de diferentes tipos estejam dispersos pela rede. Esses dados, oriundos de diferentes fontes, podem ser classificados como estruturados, semi-estruturados e não estruturados.

Os dados não estruturados são a imensa maioria, correspondendo a cerca de 80% dos dados. São informações que não estão ordenadas e nem organizadas de uma forma lógica, o que impede a utilização dessas informações em benefício de organizações, sejam elas privadas ou públicas.

Já os dados semi-estruturados são a metade do caminho. Eles possuem algum nível de estruturação, mas, de maneira geral, não são organizados seguindo seguindo nenhuma estrutura formal de estruturação de dados. Os dados estruturados, por outro lado, podem ser acessados e analisados com facilidade, otimizando o processo de tomada de decisão de empresas e possibilitando o surgimento de estratégias baseadas em informações precisas.

Veracidade

Quando falamos de veracidade em big data, estamos nos referindo à qualidade e à confiabilidade dos dados coletados. Afinal, de nada adianta coletar uma quantidade muito grande de dados se eles estiverem incompletos ou desatualizados.

É por isso que no processo de coleta de dados também são utilizados os scrapers, bots inteligentes que vão “limpar” os dados e salvar somente as informações relevantes e que serão posteriormente analisadas.

O que é Scraper? | Big Data de A a Z #2

Valor

O valor, em termos de big data, é o aproveitamento que uma organização pode fazer dos dados após o processo de coleta e análise, podendo ser verificado de maneira bastante tangível.

Por exemplo: se uma empresa de marketplace quer saber mais sobre os produtos, fretes e condições de pagamento oferecidos pela concorrência, é por meio do big data que essas informações serão obtidas. Essas informações tornam-se dados acionáveis, ou seja, fazem a empresa reagir e auxiliam-na a tornar-se mais competitiva.

O que você acha de utilizar o big data a favor da sua empresa? Neste outro artigo, saiba mais sobre os benefícios da automação de processos e como colocar em prática na sua rotina.