Business Intelligence como estratégia para reverter as perdas da pandemia

Mão segurando uma lâmpada acesa

Um estudo encomendado pelo Google e realizado pela empresa norte-americana de pesquisa IDG com 2 mil líderes de tecnologia da informação criou um panorama sobre os impactos da pandemia em negócios ao redor do mundo. Entre outros detalhes, 55% dos participantes afirmaram ter precisado cancelar ou suspender projetos relacionados à tecnologia devido aos imprevistos causados pela Covid-19.

O que fazer para mudar esse cenário? Uma solução prática é a adoção de uma estratégia de Business Intelligence (B.I.), ou inteligência de negócios, que permite que organizações de qualquer setor se transformem e se adaptem às constantes mudanças enfrentadas pelo mercado durante e após a pandemia.

B.I., como já abordamos neste vídeo, é uma estratégia diretamente relacionada com a coleta e estudo de dados, que gera ganhos significativos de mercado para empresas de todos os segmentos.

Como a pandemia afetou as estratégias de negócios

Os tipos de análises de dados mais realizados até o início da pandemia, em março de 2020, se apoiavam em previsões que poderiam ser feitas com maior ou menor nível de precisão. Até que chegou a pandemia, que pegou todo mundo de surpresa e exigiu que o mundo inteiro se adaptasse a uma nova realidade.

Até março de 2020, mês em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia do novo coronavírus, as análises de dados ainda podiam ser feitas com algum nível de certeza sobre a previsão de eventos futuros.

Mas, hoje, tudo mudou. Sem uma análise de dados dinâmica, inteligente e precisa, empresas estarão correndo o risco de desperdiçar tempo e dinheiro, criando um risco real de não estarem preparadas para encarar as adversidades de novas crises. Atualizar é necessário.

Mas então, que medidas podem ser tomadas e como a adoção de B.I. pode ajudar empresas no processo de adaptação pelas mudanças ocasionadas pela pandemia?

Business Intelligence como ferramenta para evitar e sair de crises

Empresas que desejem implementar ou aprimorar suas estratégias de Business Intelligence precisam, em primeiro lugar, realizar uma análise profunda dos dados já coletados e, em seguida, estabelecer uma nova estratégia que tenha como objetivo aperfeiçoar e atualizar os modelos de análise utilizados atualmente.

A estratégia definida, antes de ser colocada em prática, será testada e validada pelo ciclo HADI (Hipótese, Ação, Dados e Insight). Vejamos, agora, os 4 passos do ciclo.

• Hipótese

Aqui, é o momento de elaborar teorias com base nos objetivos que a empresa quer alcançar. Exemplo prático: se a organização possui uma landing page, uma hipótese para aumentar a conversão de visitantes em leads pode ser a mudança do texto da página.

• Ação

Esta etapa é o centro do ciclo HADI. É a hora de testar as hipóteses. Levando em consideração o contexto de crise e instabilidade gerado pela pandemia, as hipóteses devem ser testadas logo após terem sido definidas.

Dados

Este é o momento de coletar todos os dados relacionados aos testes das hipóteses. É com as informações coletadas nesta etapa que é descoberto se a hipótese proposta será aceita ou rejeitada. Lembrando sempre que os dados precisam ser coletados de maneira ética.

• Insight

A etapa final do ciclo é o momento para avaliar os testes avaliados e também para definir se os objetivos estabelecidos lá no começo foram atingidos de maneira satisfatória.

Confira também: 3 detalhes sobre a leitura de dados que você não pode deixar passar

Como potencializar a inteligência de negócios com tecnologia

O mundo se fortalece no combate à Covid-19 mas está bem claro que os impactos da pandemia ainda serão sentidos por muitos anos. Além disso, nunca se sabe quando uma nova crise será desencadeada. O que as empresas podem fazer é ficar atentas ao que acontece e tomar medidas que garantam a sobrevivência e o sucesso de seus negócios.

Outra estratégia de B.I. muito recomendada é a RPA, sigla em inglês para Automação Robótica de Processos. Com a RPA, empresas de todos os segmentos podem utilizar robôs virtuais pré-programados para executar tarefas manuais e repetitivas com mais agilidade e precisão do que um ser humano conseguiria.

Aderir a estratégias de Business Intelligence é um caminho para se adaptar com mais rapidez às mudanças do mercado em momentos de crise, permitindo conduzir análises em tempo real e possibilitando um processo de tomada de decisões mais ágil e assertivo.

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