Apresentando o CrawlyMonitor

Uma mão de um robô com o nome "CrawlyMonitor" acima

O termo big data é tão utilizado hoje em dia que chega a ser normal que as pessoas não compreendam exatamente o que ele significa ou a que ele se refere.

Em linhas gerais, quando você ouve falar em big data, o que está sendo abordado é o volume de informações que é gerado, armazenado e tratado a todo momento.

A consultoria IDC aponta que, até 2025, o volume de dados gerado a nível mundial deverá alcançar a marca de 175 zettabytes. Se fosse possível fazer o download de um arquivo desse tamanho, você levaria aproximadamente 1,8 bilhão de anos.

O ponto positivo de haver tanta informação disponível é que ela pode servir a diferentes propósitos, como por exemplo:

  • Tomar decisões com mais precisão, sem precisar recorrer a achismos;
  • Ampliar a inteligência de mercado;
  • Conhecer mais a fundo os clientes e a concorrência;
  • Ter acesso a grandes volumes de informações de maneira rápida e segura;
  • Automatizar processos repetitivos;
  • Aprimorar e inovar metodologias de trabalho e muito mais.

Empresas dos mais variados setores, como saúde, educação, finanças, investimentos, imóveis, turismo, comunicação já fazem uso de soluções de big data no dia a dia.

Mas existe um setor amplamente focado no digital, que vem crescendo a passos largos e que só tem a ganhar com a implementação cada vez maior de tecnologias relacionadas ao big data: o setor de e-commerce.

O boom do e-commerce no Brasil e no mundo

Já não é segredo para quem acompanha o mercado que o e-commerce está numa excelente fase, e, talvez mais importante ainda, que essa fase não possui fim em vista.

Mas como afirmar isso com certeza? Vamos olhar para algumas informações concretas.

Por exemplo: em 2021, o e-commerce brasileiro bateu recordes. O faturamento total foi de 161 milhões de reais, um aumento de 26,9% em relação ao ano de 2020.

O número total de pedidos também aumentou, alcançando a marca de 353 milhões de entregas (um aumento de 16,9%). 

E não é somente no Brasil que o mercado de e-commerce vive um excelente momento.

De acordo com o relatório The Global Payments Report 2022, feito pela empresa de consultoria financeira FIS, o mercado global de e-commerce deve crescer 55% até, pelo menos, 2025.

Acontece que, com essa grande oportunidade, também surge uma enorme concorrência e a competitividade se torna cada vez mais acirrada.

Como se diferenciar em meio a um mar de concorrentes? Como sobreviver e planejar estratégias eficientes se no ambiente digital tudo muda muito rápido?

A resposta, como você já deve imaginar, está nas soluções de big data.

Mas a principal vantagem do big data também é a característica que o torna desafiador para muitos.

Afinal, se o volume de dados disponíveis só faz aumentar, pode parecer uma verdadeira missão impossível localizar exatamente as informações que você precisa, não é? Bem, não necessariamente.

Como encontrar exatamente os dados que você precisa?

O ritmo de crescimento altamente acelerado da internet e da presença de pessoas e empresas na rede torna humanamente impossível pesquisar, coletar e estruturar dados numa velocidade satisfatória.

E, ainda que fosse possível coletar os dados manualmente, desconsiderando a velocidade, no momento da conclusão do processo as informações reunidas com certeza já estariam desatualizadas, tornando-as pouco úteis no fim das contas.

Mas existe uma forma de contornar esse problema.

A solução está nos web crawlers, robôs digitais capazes de coletar dados de qualquer site e entregá-los em tempo real.

Esses bots realizam operações completas de data mining (ou mineração de dados) sem interrupções e numa escala de volume de dados gigantesca, algo impossível de ser reproduzido manualmente.

Esse tipo de robô é capaz de extrair dados de de sites que não possuem APIs (ou Interface de programação de aplicações) que permitem a comunicação entre a plataforma ou software e a fonte de dados.

O uso de dados obtidos por crawlers é uma solução que contribui para a escalabilidade da coleta e acurácia de informações, através de fontes, formatos e plataformas.

CrawlyMonitor - Conquiste acesso aos dados que você precisa para alavancar suas estratégias

Você já pensou em ter acesso em tempo real a dados de qualquer e-commerce?

Esse é o CrawlyMonitor. Trata-se de uma nova ferramenta desenvolvida pela Crawly, startup de origem mineira fundada em 2018 e especializada em coleta de dados em condição crítica, automação de processos complexos e processamento de informações robustas.

Com o CrawlyMonitor, você vai conquistar acesso direto a buscas de:

  • Produtos;
  • Variações de preços;
  • Fichas técnicas;
  • Vendedores;
  • Comentários;
  • Fretes;
  • Avaliações;
  • E qualquer dado mais específico que você precisar.

Não se preocupe caso você precise de informações de e-commerces que não disponibilizam APIs. Nossos bots fornecem APIs em qualquer site, automatizando toda a coleta de informações.

Dessa forma, o CrawlyMonitor é uma ferramenta acessível e intuitiva que pode ser facilmente integrada à rotina de empresas que:

  • Procuram acompanhar de perto a movimentação da concorrência em diferentes e-commerces e marketplaces;
  • Precisam de dados em grande volume para produzir relatórios;
  • Desejam uma maneira prática de obter dados que podem ser de difícil visualização, como fretes;
  • Demandam integração total a plataformas como Qlik, Excel, Power BI e Tableau;
  • Buscam conquistar mais inteligência de mercado;
  • Querem evitar devoluções relacionadas a descrições equivocadas de produtos.

Essas são apenas algumas das principais vantagens que o CrawlyMonitor vai trazer para o seu negócio.

O CrawlyMonitor representa, verdadeiramente, o próximo passo natural no mercado cada vez mais maduro e sofisticado que é o e-commerce brasileiro.

O que você acha de conhecer a ferramenta na prática, sem compromisso? Solicite agora mesmo uma demonstração.