Web crawlers e web scrapers: conheça as aplicações práticas para negócios

mãos robóticas digitando em teclado

Começar a utilizar bots digitais como web crawlers e web scrapers para coletar informações a partir de grandes volumes de dados não precisa ser um bicho de sete cabeças. Os benefícios são diversos e trata-se de uma tecnologia que pode ser usufruída por praticamente todos os setores da economia.

Neste artigo, você vai conhecer 3 aplicações de web crawlers e scrapers que podem tornar a sua empresa numa organização mais competitiva, inovadora, diferenciada e preparada para o futuro.

Conquistar e reter clientes com tecnologia de ponta

Conhecer mais a fundo o seu público-alvo nunca foi tão fácil quanto hoje em dia. A partir de dados públicos que podem ser coletados na internet, é possível compreender seus clientes atuais e futuros com uma precisão que não era possível há vinte ou trinta anos.

Coletar informações sobre os seus clientes, dados demográficos,  hábitos de consumo do mercado e outras práticas, é um caminho assertivo e objetivo para não somente ajustar seus produtos ou serviços às expectativas e necessidades do público, mas também para descobrir como surpreendê-los, traçando estratégias para que se encantem pelo trabalho da sua empresa e se tornem clientes recorrentes.

Ao fazer uso de bots digitais para coletar esses dados, você garante que sempre terá em mãos informações atualizadas em tempo real para análises mais precisas e que possam atender (e superar) as expectativas do público-alvo do seu negócio.

De olho nas movimentações da sua concorrência

Além de conhecer bem os seus clientes, saber o que a sua concorrência e os principais players do seu nicho de mercado andam colocando em prática também é parte importante do planejamento de sucesso de qualquer negócio.

Você pode fazer uso de bots para coletar com agilidade informações como precificação, ações promocionais e interações da concorrência com clientes, entre outras. É possível, também, saber se as ações colocadas em prática pelos seus concorrentes estão tendo resultados positivos ou negativos. Assim, sua empresa ganha a vantagem de aprender com os acertos ou equívocos de outras organizações.

No caso de empresas que atuam no setor de ecommerce, por exemplo, bots digitais são capazes de coletar preços de outras informações relacionadas aos produtos, como nomes e descrições, em lojas virtuais e marketplaces.

Encontrar e reter talentos para a sua organização

Grande parte do que faz uma empresa funcionar e crescer de maneira saudável, permitindo que novos ares sejam alcançados e trazendo prestígio, são as equipes que se empenham diariamente para executar a visão da companhia da melhor maneira possível.

É por isso que gestores e profissionais de recursos humanos se empenham em encontrar os profissionais que melhor se encaixam no que a empresa se propõe, e bots de coleta de dados são essenciais para que esse trabalho seja executado com a precisão e a velocidade necessárias.

Hoje, em vez de analisar currículos um a um, é possível utilizar bots que são programados para varrer a internet em busca dos candidatos que melhor combinam com as necessidades da empresa, economizando tempo e, também, dinheiro.

Outra vantagem é que, ao encontrar profissionais alinhados com os propósitos e desígnios da organização, você aumenta as chances de que eles permaneçam mais tempo na empresa, fazendo a organização crescer e crescendo junto com ela.

Ao introduzir bots digitais no dia a dia da sua organização, também é possível configurá-los para dar conta de atividades repetitivas, diminuindo, assim, erros humanos fazendo com que sua equipe possa focar em outras demandas mais desafiadoras e estimulantes.

Implementando bots digitais na sua empresa

Agora que você já conhece algumas das principais aplicações práticas de bots digitais para negócios, que tal dar o próximo passo e iniciar o uso dessa tecnologia na sua companhia?

Aqui na Crawly nós desenvolvemos bots personalizados para as suas necessidades, capazes de fornecer, em tempo real e da forma que você quiser, todos os dados que você precisa. Isso parece interessante para você?

Então é só mandar uma mensagem para nossos especialistas que entraremos em contato!