Como IA e Automação podem ajudar a criar melhores APIs

aperto de mãos entre um humano e um robô

As interfaces de programação de aplicações, ou APIs na sigla em inglês, são essenciais para que a comunicação entre duas aplicações diferentes se estabeleça, possibilitando a troca de informações entre elas.

É por meio das APIs que as aplicações conseguem coletar dados valiosos e propiciar o desenvolvimento de negócios. Mas acontece que nem todos os sites possuem APIs públicas, somente uma minoria. O que fazer então?

É aqui que entram em ação os web crawlers, bots personalizados capazes de fornecer APIs em sites que não oferecem APIs. Ah, e vale destacar um ponto importante: tudo isso é feito 100% em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.

Como tudo que envolve tecnologia, transformação digital e inovação, as APIs estão em constante processo de aperfeiçoamento. Esse trabalho de refinamento de APIs, hoje em dia, conta com o apoio de tecnologias de Automação e Inteligência Artificial para alcançar resultados ainda melhores e minimizar a possibilidade de erros.

Confira, agora, algumas das principais maneiras de como o desenvolvimento de APIs vem sendo impulsionado e como o seu negócio pode se beneficiar disso.

Integrando Inteligência à Automação

Durante o processo de testagem e criação de uma API, é comum que desenvolvedores façam uso de testes que são repetitivos demais ou que não se encaixam com a proposta de negócios do site ou portal. A solução, aqui, é justamente direcionar a testagem pensando no uso final da API, o que resulta em uma maior confiabilidade no trabalho executado.

Leia também: O que é Automação Robótica de Processos e para que serve?

O mesmo pode ser dito quando falamos sobre a utilização de web crawlers personalizados que fornecem APIs em sites. Ao utilizá-los, toda a parte repetitiva do trabalho de coleta de informações é automatizada de maneira inteligente, fazendo com que a gestão consiga focar nos resultados apontados pelos dados coletados em vez de coletar as informações manualmente e com consideráveis chances de erro.

Um exemplo deste trabalho de automação é a plataforma Plexi, que, com tecnologia de ponta, é capaz de coletar dados em mais de 50 fontes oficiais simultaneamente dentro de 90 segundos.

Treinando a Inteligência Artificial

Os web crawlers são capazes de fornecer APIs e extrair informações numa velocidade e capacidade impossíveis de serem replicadas por seres humanos.

Ao treiná-los para que seja identificado exatamente aquilo que é relevante para a sua empresa, todo o trabalho acontece de maneira automatizada, sem gargalos e com muita rapidez.

Um exemplo prático disso é se uma empresa de ecommerce deseja obter informações sobre quais produtos são vendidos e quais preços são praticados pela concorrência. Em vez de fazer isso manualmente, produto a produto, bots personalizados executam esta tarefa de maneira rápida e precisa.

Mitigando falhas

Vamos seguir com o exemplo utilizado acima. Já imaginou se sua equipe tivesse que coletar, manualmente, informações sobre milhares de produtos? Além da questão do tempo, há ainda as falhas humanas. Afinal, eventualmente a sua equipe iria se cansar de fazer uma atividade tão repetitiva, o que propiciaria erros.

Com o uso de bots desenvolvidos e aprimorados com Inteligência Artificial, isso jamais será um problema. Assim, a quantidade de falhas é cada vez menor e sua equipe pode focar nos resultados finais, focando no que funcionou e reformulando o que não funcionou para que sua empresa alcance seus objetivos.

O que você acha de começar hoje mesmo a ter à disposição todos os dados que você precisa, da forma que quiser, em tempo real? Entre em contato com nossos especialistas!