RPA: O que é Automação Robótica de Processos e para que serve?

O que é RPA automação robótica de processos

Ainda que na era da indústria 4.0 e a crescente transformação digital marquem presença no ambiente e debates em todos os setores de negócios, não é incomum encontrar empresas que ainda enfrentam o desafio de ainda ter que lidar com atividades rotineiras manuais, repetitivas, que reduzem o aproveitamento de equipes e tornam processos ainda mais onerosos. 

A automação de processos surge, neste cenário, como solução para problemas relacionados, na maioria dos casos, à produtividade. Porém, os impactos também se estendem a todas as camadas de inteligência de mercado, considerando que para se destacar da concorrência e garantir a sustentabilidade de uma empresa é necessário implementar recursos que otimizem tais processos.

Temos ainda um momento histórico em que a informação se configura como principal recurso para orientar qualquer tomada de decisão. Mas, afinal, o que tudo isso tem a ver com robôs? E porque sua empresa, em algum momento pode precisar deles? Continue lendo este artigo para entender mais sobre o assunto.

O que é RPA?

Automação Robótica de Processos é a tradução para o português de Robotic Process Automatization, da sigla RPA, que também pode ser traduzida como Automação de Processos Robóticos. esse tipo de tecnologia utiliza robôs virtuais pré-programados para executar tarefas manuais e repetitivas com mais agilidade e precisão.

A automatização de processos utilizando robôs é uma solução cada vez mais procurada por empresas que desejam reduzir os custos operacionais, uma vez que permite reorganizar a estrutura organizacional com a realocação de profissionais e equipes para funções mais estratégicas.

Para que serve a RPA?

A automatização com robôs virtuais pode ser aplicada à maioria das tarefas de backoffice, de maior ou menor complexidade. Através de robôs programados para execução repetitiva e em escala, é possível, por exemplo, gerar relatórios com mais agilidade ou mesmo alimentar base de dados sem interrupções.

Dessa maneira, alguns tipos de tarefas podem demandar o uso de tecnologia RPA assistida, quando existe algum tipo de intervenção humana no processo, ou RPA não assistida, quando os robôs trabalham de maneira autônoma.

Além disso, entre os benefícios comuns da RPA para empresas, é possível:

  • Melhorar o aproveitamento e produtividade de equipes;
  • Otimizar a gestão de recursos e reduzir custos operacionais;
  • Aumentar a qualidade de dados para análise e gestão;
  • Reduzir as falhas e eventuais erros em processos;
  • Motivar colaboradores incentivando habilidades pessoais;
  • Gerar insights para inteligência de mercado;
  • Integrar ferramentas e sistemas como ERPs, CRMs e afins.

Entre outros benefícios da automação de processos que a tecnologia, combinada à gestão organizada, podem oferecer. Além disso, a automação de processos com o uso de robôs criados a partir de modelos personalizados, permite aprimorar o controle e identificar eventuais falhas de processos para uma correção mais rápida.

Quais os benefícios da automação para a rotina de dados?

Estima-se que a automatização com bots seja capaz de reduzir custos entre 50% a 70% para esse tipo de atividade realizada com frequência, e até 10% dos erros que podem surgir de tarefas manuais e repetitivas.

A rotina de dados de uma empresa envolve a responsabilidade sobre a origem e todas as etapas de processamento de informações. Deixar isso de lado significa colocar em risco diversos pontos que podem gerar prejuízos em diversas áreas como financeira, logística, jurídica e afins.

Nesse sentido, a automação da rotina de dados, portanto, permite mapear e estruturar processos com a finalidade de gerenciar riscos com maior precisão. Em conjunto com outras tecnologias que utilizam a inteligência artificial e o aprendizado de máquina, é possível pesquisar, coletar, estruturar e analisar dados com a finalidade desejada.

Passo a passo para a automação de processos

E como saber se há necessidade de automação? O primeiro passo é mapear quais tarefas manuais são realizadas repetidamente por colaboradores. A partir disso, é possível mapear quais tipos de tecnologia existentes no mercado podem auxiliar na otimização.

Caso a sua empresa já tenha uma área de TI estruturada, pode-se desenvolver internamente esse tipo de solução. Neste ponto, é importante avaliar os custos e disponibilidade da equipe, sendo outra alternativa mais viável, em alguns casos, buscar por empresas especializadas em RPA que oferecem consultorias ou soluções personalizadas nessa área.

Sua demanda é para coleta de dados? Aproveite para conhecer mais sobre bots para rotina de dados onde explicamos o que são crawlers.