Inteligência de Mercado: o que é e como começar?

O que é Inteligência de Mercado

Mapear e monitorar a concorrência sempre fizeram parte das ações para garantir a competitividade. O grande volume de dados permite coletar e processar informações estratégicas para uma visão mais analítica sobre o crescimento e sustentabilidade de negócios de diversos setores e portes.

A inteligência de mercado vai além da análise de concorrentes e tem como principal objetivo analisar de forma local e global, todas as oportunidades disponíveis para o crescimento de uma empresa.

Continue lendo para entender o que é inteligência de mercado e como estruturá-la internamente.

O que é Inteligência de Mercado?

Inteligência de Mercado, tradução de business intelligence, é uma estratégia de coleta e análise de dados, com o intuito de gerar informação estratégica para a empresa expandir seu modelo de negócios. 

A partir desses dados, é possível identificar oportunidades, gerar insights para inovação e planejar ações que considerem o cenário de mercado atualizado, com informações sobre os principais players e como alcançar melhores resultados.

Benefícios da Inteligência de Mercado

Investir em estratégias, ferramentas e em uma cultura organizacional data driven, ou seja, orientada pelo tratamento de dados, impacta diretamente sobre o desempenho de diversas áreas de um negócio. É notável a melhora de produtividade e qualidade nas entregas de equipes de marketing, vendas, recursos humanos, financeiro e tantos outros, quando suas atividades têm como suporte de data analytics.

Para que isso seja possível, é de grande valor estratégico que uma empresa conseguir informações sobre:

  • Como os concorrentes têm agido no mercado;
  • Qual o cenário econômico de um público-alvo ou regiões específicas;
  • Mapeamento de tendências de mercado;
  • Mapeamento de preços em fontes diversas;
  • Quais os riscos que não tenho visibilidade? (Verificação de fornecedores e busca em grande volume de informações oficiais em portais públicos, como informações sobre CPFs, CNPJs e Veículos, etc.) 

Na maioria das vezes, a principal dificuldade é não existir uma base pronta onde se possa consultar essas informações, ou seja, são dados não estruturados.  Neste caso, existem duas alternativas principais para solucionar a questão.

Coleta de dados para Inteligência de Mercado

Para operacionalizar a coleta de dados, seu time pode fazer manualmente, o que demanda tempo e gastos excessivos, considerando que estas equipes poderiam ser direcionadas para a etapa seguinte, de análise.

A alternativa viável, neste caso, é a utilização de robôs personalizados, para busca, coleta e organização do tipo de dado desejado. Esse tipo de serviço é feito por empresas especializadas em big data, que fazem a automatizam a coleta em grande volume, em fontes pré-definidas em acordo à estratégia de Inteligência de Mercado adotada.

Como iniciar uma estratégia

Se você ainda está se estruturando ou reformulando, é necessário partir do planejamento estratégico para business intelligence. Para isso, vale a pena fazer duas perguntas-chave que vão orientar todos os processos.

O que quero aprender com isso? (Para descobrir quais são os objetivos)
O que preciso perguntar para aprender isso? (Para entender quais são os dados necessários)

A partir dessas respostas, é possível traçar uma estratégia de inteligência que contemple todos os pontos, desde a escolha das fontes de dados até a estruturação em relatórios e dossiês para análise. 

Como aumentar a produtividade das equipes

Lembra dos dados não estruturados que falamos ali em cima? Pois é, alguém precisa estruturá-los. Para entender se vale a pena (ou não) que um time time assuma o backoffice da inteligência de mercado, ou seja, realize esta tarefa manualmente e mensurar os custos, existem mais estes questionamentos que podem orientar sua decisão:

  1. Em quanto tempo preciso transformar em ações as informações coletadas?
  2. Quantas pessoas serão necessárias para fazer a coleta de dados nesse prazo?
  3. Quem vai registrar todos esses dados no sistema que usamos? (Excel, Power B.I, Tableau, etc.)
  4. Em quanto tempo precisamos atualizar todos esses dados, e quem vai fazer isso?

Inteligência de mercado é uma estratégia cíclica, e exige constante busca em novas fontes e atualização dos dados adquiridos, acompanhar as mudanças do mercado e adaptar sua estratégia antes da concorrência com a garantia da qualidade das informações.

A transformação digital é hoje um dos principais alicerces para o crescimento e inovação em todos os tipos de negócios. Através de tecnologias avançadas para o tratamento de dados em grande escala, é possível otimizar operações e também alcançar melhor desempenho em menos tempo.

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A  Crawly é especialista em automatizar a busca e coleta de dados para inteligência de mercado. Nossas soluções utilizam robôs automatizados que contribuem para que empresas tenham mais tempo para a ação mais importante: a análise dos resultados e tomada de decisões com base em dados estruturados.

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