Benefícios da automação de processos para empresas

Automação de Processos para empresas

Otimizar recursos e aumentar a produtividade estão entre os principais objetivos comuns à maioria das empresas, principalmente quando relacionamos os desafios de conseguir reduzir custos sem prejudicar a qualidade de produtos ou serviços.

A automação de processos surge, portanto, como uma solução para demandas de atividades manuais e repetitivas e que evolui constantemente através de novas tecnologias como a inteligência artificial e o aprendizado de máquina.

Neste artigo, você poderá entender um pouco melhor sobre o que é automação de processos e os impactos positivos que ela traz para as empresas. Confira, a seguir!

O que é automação de processos?

Automação de processos ou automatização de processos consiste em uma estratégia integrada de metodologias e ferramentas utilizadas para substituir qualquer atividade manual de maior ou menor grau de complexidade.

Trata-se de uma solução baseada em tecnologia, voltada para o aperfeiçoamento da rotina de processos que tem como principal objetivo torná-los mais eficientes, ou seja, reduzir custos e riscos e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade e qualidade.

Em tempos de indústria 4.0, na qual a transformação digital nas empresas tem exigido uma postura proativa diante a inovação tecnológica, a automação de processos tem como principal insumo o processamento de dados em altíssima velocidade e em larga escala.

Exemplos de automação de processos

Seguindo o conceito de automatizar processos através da integração de ferramentas e funcionalidades, é possível aplicá-las à maioria dos segmentos e áreas de empresas. Considerando que a tecnologia é o principal suporte, pode-se implementar a automação em:

  • Serviços de backoffice e tarefas que demandam a coleta e processamento de dados;
  • Mensuração e análise de métricas e KPIs de estratégias comerciais que incluem marketing, vendas e relacionamento com clientes;
  • Gestão de logística que envolve fornecedores, colaboradores, produtos e serviços e demais agentes internos ou externos à empresa;
  • Consulta, análise e parecer sobre dados que servem como insumo para tomada de decisões de maneira estratégica.
  • Monitoramento contínuo de processos e resultados

Entre tantas outras aplicações de maior ou menor complexidade, considerando as demandas estruturais de cada empresa. É importante saber como identificá-las para então traçar um planejamento estratégico que contemple soluções tecnológicas e quais resultados são esperados.

Quais os benefícios da automatização de processos?

As vantagens da automação vão além da redução de custos operacionais. Processos automatizados também contribuem para tomadas de decisão com mais assertividade, uma vez que permitem potencializar a inteligência de negócios através de operações otimizadas. 

Somado a isso, os benefícios da automação de processos para empresas são:

  • Aumento da produtividade e eficiência de indivíduos e equipes;
  • Monitoramento completo e  em tempo real para gestão de processos;
  • Melhor aproveitamento com a integração de sistemas, plataformas e softwares;
  • Aumento da capacidade de processamento de informações;
  • Maior competitividade de mercado;
  • Melhor gestão de riscos operacionais e redução de erros;

Entre tantos outros ganhos, além do aumento do Retorno sobre Investimento (ROI) com a melhor gestão e aplicação de recursos, com o maior controle de todas as funcionalidades que as ferramentas oferecem, seja para a desburocratização de processos ou aumento da qualidade de informações.

Automação e tecnologia big data: por onde iniciar?

Não é novidade que atualmente empresas, gestores e profissionais de todas as áreas lidam diretamente com um grande volume de dados na maioria dos processos, principalmente aqueles que envolvem a tomada de decisões.

Nesse cenário,  desde a coleta até a análise de dados pode ser automatizada por meio de tecnologias em big data que utilizam inteligência artificial e  aprendizado de máquina (machine learning) para padronizar e trocar informações.

O primeiro passo, portanto, é identificar alguns possíveis gargalos que podem estar motivando a queda de desempenho nos processos. A partir disso, é possível entender qual a melhor estratégia e tecnologia será adequada para implementar a automação.

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