Quando falamos sobre leitura de dados, estamos lidando com um assunto muito mais complexo do que simplesmente olhar para gráficos e identificar quais métricas subiram ou desceram.
Podemos fazer uma analogia com o processo de alfabetização: conhecer os sons das letras e os fonemas é apenas uma parte do todo, pois é preciso saber formar palavras e fazer conexões entre elas para que aconteça a interpretação. Com dados, o processo é semelhante.
Podemos citar quatro habilidades que envolvem a leitura de dados:
Com essas habilidades em mente, confira agora três detalhes indispensáveis sobre leitura de dados que precisam ser levados em consideração por empresas de qualquer setor.
Muito mais do que bater o olho em relatórios, é necessário saber interpretar os dados para que as informações contidas neles possam ser utilizadas no processo de tomada de decisões de uma empresa. Além disso, também é essencial possuir a habilidade de identificar padrões apresentados e tomar iniciativas efetivas a partir dessas informações.
O risco que se corre ao fazer somente uma análise superficial de relatórios é o de obter resultados inferiores ao planejado, ou seja, é o tipo de equívoco que vai exigir um retrabalho, custando mais tempo e recursos.
Saber ler e interpretar dados é o tipo de conhecimento que pode beneficiar o trabalho de toda uma equipe. Portanto, limitar a leitura de dados somente a um profissional (ou a um pequeno grupo) pode ser realmente prejudicial para o crescimento de um negócio.
Numa pesquisa realizada pela International Data Corporation (IDC), descobriu-se que a leitura de dados está entre as três habilidades mais desejadas por empresas ao redor do mundo.
Ao unir a leitura de dados com habilidades que não podem ser executadas por robôs, como storytelling ou a comunicação clara de ideias, o que se tem são profissionais que pensam fora da caixa, que chegam com soluções inovadoras, que não possuem receio de experimentar e que encontram respostas para problemas antes que eles se tornem bolas de neve.
Aqui, podemos começar pela cultura. É comum da cultura empresarial manter informações relacionadas a dados somente entre funcionários ou executivos de alto escalão. Mas, levando em consideração que todas as medidas regulatórias e políticas de proteção de dados estejam em dia, desenvolver a inteligência de dados, encorajando a leitura e a compreensão de mais pessoas da equipe é uma boa maneira de fazer surgir resultados diferentes e efetivos.
Outro ponto chave é a observação. Dificilmente todos os membros da equipe estarão no mesmo patamar quando se trata de leitura de dados, por isso é importante observar e identificar aqueles já possuem uma compreensão avançada do assunto para que seja possível orientar os demais e, assim, deixar todos na mesma página.
A tecnologia também é um fator muito importante quando se fala em ampliar a capacidade de leitura de dados de uma organização. A empresa precisa contar com tecnologia de ponta, que entrega dados precisos, de fontes seguras, e em tempo real. Possuir essa certeza é fundamental para que a empresa consiga dar prosseguimento a todos os outros processos que dependem da coleta, estruturação e análise de dados.
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