Os dados estão aqui para nos mostrar a realidade. De acordo com um levantamento realizado pela NewVantage Partners com 85 organizações de atuação mundial nas áreas de finanças, saúde, comércio e serviços públicos, somente 30% dessas empresas possuem uma estratégia de dados estabelecida.
O levantamento também apontou que as organizações presentes nesses 30% possuem uma taxa de retorno sobre investimento (ou ROI, na sigla em inglês) superior que as companhias que compõem os outros 70%.
Outro dado importante vem de uma pesquisa realizada em conjunto pelas empresas americanas Splunk e Enterprise Strategy Group. Divulgada em 2020, a pesquisa contou com a colaboração de 1300 empresas de todo o mundo. Entre essas organizações, as que fazem uso de big data e possuem uma estratégia de dados em ação possuem receitas 84% maiores e lucros 66% mais altos.
Estes resultados ajudam a ilustrar a importância do Big Data e análise de grande volume de dados para que uma empresa consiga crescer financeiramente de maneira responsável, segura e estratégica.
Confira, abaixo, uma seleção das vantagens que a gestão financeira da sua empresa pode conquistar ao fazer uso de big data.
Todos os dias, a grande quantidade de decisões tomadas em um negócio são responsáveis por definir os rumos de uma organização e seus agentes, tanto os internos quanto o mercado e a sociedade em geral. No ritmo acelerado como tudo funciona hoje, é até comum que algumas dessas decisões sejam tomadas sem muita deliberação. E é aí que está o risco.
Decidir por impulso ou então baseando-se simplesmente em feeling é uma atitude arriscada demais na era digital em que nos encontramos hoje. E ainda é preciso levar em conta fatores imprevisíveis que estão totalmente fora do nosso controle, como é o caso da pandemia que ainda se encontra presente.
Para evitar que o seu negócio seja prejudicado por escolhas sem embasamento ou por acontecimentos inesperados, o big data é o seu melhor aliado. É com ele que é possível adotar estratégias como análises preditivas e mineração de dados para encontrar com mais facilidade os melhores caminhos a serem seguidos.
Como saber se uma oportunidade de investimento vale mesmo a pena? Será que o seu capital de giro permite aproveitar uma boa oportunidade que surge de repente? Qual é o melhor momento para entrar num novo mercado? Essas perguntas, e muitas outras, podem ser respondidas com precisão ao fazer uso de big data.
Diversificar investimentos ao mesmo tempo que não se deixa de lado a saúde financeira da sua empresa pode parecer desafiador, mas com o big data, você tem em mãos o conhecimento rico e atualizado para seguir em frente com seus planos sem colocar em risco o seu negócio.
É comum, hoje em dia, ver empresas que utilizam big data para prever o crescimento de diferentes mercados e, assim, decidir se é viável ou não investir neles em diferentes momentos.
De acordo com um estudo realizado pelo Institute of Management Accountants (IMA), um terço das equipes de contabilidade dedicam entre 51% e 75% do tempo a atividades repetitivas e que poderiam facilmente ser automatizadas.
Dentro do processo de transformação digital da indústria 4.0 existem robôs chamados de crawlers e scrapers que são personalizados e programados para executar tarefas manuais e repetitivas de coleta de dados com mais agilidade e precisão.
A grande vantagem do uso de crawlers e scrapers é permitir que atividades repetitivas sejam executadas por robôs e deixar que os profissionais da contabilidade dediquem tempo e esforço a questões de maior complexidade dentro de suas organizações e no diálogo com seus clientes, potencializando a contabilidade e a gestão financeira geral da organização.
Que tal dar hoje mesmo o próximo passo rumo ao uso de big data na gestão financeira da sua empresa? Entre em contato com nossos especialistas!