Vantagens de utilizar big data na gestão financeira de empresas

mãos segurando caneta e usando calculadora

Os dados estão aqui para nos mostrar a realidade. De acordo com um levantamento realizado pela NewVantage Partners com 85 organizações de atuação mundial nas áreas de finanças, saúde, comércio e serviços públicos, somente 30% dessas empresas possuem uma estratégia de dados estabelecida.

O levantamento também apontou que as organizações presentes nesses 30% possuem uma taxa de retorno sobre investimento (ou ROI, na sigla em inglês) superior que as companhias que compõem os outros 70%.

Outro dado importante vem de uma pesquisa realizada em conjunto pelas empresas americanas Splunk e Enterprise Strategy Group. Divulgada em 2020, a pesquisa contou com a colaboração de 1300 empresas de todo o mundo. Entre essas organizações, as que fazem uso de big data e possuem uma estratégia de dados em ação possuem receitas 84% maiores e lucros 66% mais altos.

Estes resultados ajudam a ilustrar a importância do Big Data e análise de grande volume de dados para que uma empresa consiga crescer financeiramente de maneira responsável, segura e estratégica.

Confira, abaixo, uma seleção das vantagens que a gestão financeira da sua empresa pode conquistar ao fazer uso de big data.

Um caminho para tomar as melhores decisões

Todos os dias, a grande quantidade de decisões tomadas em um negócio são responsáveis por definir os rumos de uma organização e seus agentes, tanto os internos quanto o mercado e a sociedade em geral.  No ritmo acelerado como tudo funciona hoje, é até comum que algumas dessas decisões sejam tomadas sem muita deliberação. E é aí que está o risco.

Decidir por impulso ou então baseando-se simplesmente em feeling é uma atitude arriscada demais na era digital em que nos encontramos hoje. E ainda é preciso levar em conta fatores imprevisíveis que estão totalmente fora do nosso controle, como é o caso da pandemia que ainda se encontra presente.

Para evitar que o seu negócio seja prejudicado por escolhas sem embasamento ou por acontecimentos inesperados, o big data é o seu melhor aliado. É com ele que é possível adotar estratégias como análises preditivas e mineração de dados para encontrar com mais facilidade os melhores caminhos a serem seguidos.

Fazer os melhores investimentos

Como saber se uma oportunidade de investimento vale mesmo a pena? Será que o seu capital de giro permite aproveitar uma boa oportunidade que surge de repente? Qual é o melhor momento para entrar num novo mercado? Essas perguntas, e muitas outras, podem ser respondidas com precisão ao fazer uso de big data.

Diversificar investimentos ao mesmo tempo que não se deixa de lado a saúde financeira da sua empresa pode parecer desafiador, mas com o big data, você tem em mãos o conhecimento rico e atualizado para seguir em frente com seus planos sem colocar em risco o seu negócio.

É comum, hoje em dia, ver empresas que utilizam big data para prever o crescimento de diferentes mercados e, assim, decidir se é viável ou não investir neles em diferentes momentos.

Contabilidade potencializada

De acordo com um estudo realizado pelo Institute of Management Accountants (IMA), um terço das equipes de contabilidade dedicam entre 51% e 75% do tempo a atividades repetitivas e que poderiam facilmente ser automatizadas.

Dentro do processo de transformação digital da indústria 4.0 existem robôs chamados de crawlers e scrapers que são personalizados e programados para executar tarefas manuais e repetitivas de coleta de dados com mais agilidade e precisão.

A grande vantagem do uso de crawlers e scrapers é permitir que atividades repetitivas sejam executadas por robôs e deixar que os profissionais da contabilidade dediquem tempo e esforço a questões de maior complexidade dentro de suas organizações e no diálogo com seus clientes, potencializando a contabilidade e a gestão financeira geral da organização.

Que tal dar hoje mesmo o próximo passo rumo ao uso de big data na gestão financeira da sua empresa? Entre em contato com nossos especialistas!