Transformando dados brutos em vantagem competitiva: 3 passos essenciais

Imagem de um homem correndo com códigos de programação atrás dele

Pesquisa da S&P Global Market Intelligence apurou que as organizações passaram a ter noção da importância do investimento em dados em mais de uma área, como inovação de produto (35%), sustentabilidade (43%) e corte de despesas e custos (50%).

Segundo a pesquisa, a maioria dos entrevistados apontou que o uso inteligente de dados tem um impacto significativo no aumento das receitas e na satisfação dos clientes.

Em números absolutos, isso significa que 68% dos entrevistados destacaram o aumento das receitas como o resultado mais expressivo, enquanto 55% enfatizaram a importância da satisfação dos clientes.

Ou seja, fica claro que ter dados de qualidade em mãos é essencial para obter melhores resultados, independentemente da área de atuação da sua empresa.

Mas, antes de conquistar esse tipo de resultado, é importante saber como conseguir esses dados de qualidade. E é exatamente esse o foco deste artigo.

Passo 1 - Coleta inteligente de dados

Vejamos como exemplo o ecommerce brasileiro. Com crescimento anual previsto de 18% até pelo menos 2025, o setor, além de muito lucrativo, também é muito concorrido.

É nesse contexto que a coleta inteligente de dados se torna uma aliada indispensável.

Produtos à venda, preços, fretes, imagens, especificações, descrições… Esses são apenas alguns dos dados relevantes (e valiosos) aos quais um gestor precisa de acesso atualizado constante para elaborar estratégias e garantir a competitividade do seu negócio online.

E, para alcançar esse objetivo, principalmente num mercado onde tudo muda tão rápido quanto o ecommerce, o melhor caminho é com o uso de web crawlers.

Os web crawlers, também chamados de web scrapers, são robôs automatizados que fazem pesquisa e extração de dados em tempo real, sempre em velocidade e volume muito maiores do que qualquer ser humano seria capaz.

Passo 2 - Organização de dados

Para além da coleta, a organização de dados também é uma etapa que não pode ser negligenciada.

Afinal de contas, de pouco ou nada adianta coletar enormes quantidades de dados se não for colocada em prática algum tipo de ordem que  permita acessá-los e utilizá-los com rapidez e segurança.

É a organização que vai, por exemplo, permitir que uma empresa de varejo digital consiga elaborar uma estratégia de precificação inteligente e se destacar diante de um mar de concorrentes.

Outro ponto essencial, no que tange à organização, é a integração.

Antes de qualquer coisa, verifique se a solução de automação de dados que você vai contratar é compatível com a ferramenta de Business Intelligence que a sua empresa utiliza, como por exemplo Qlick, Tableau ou Power BI.

Passo 3 - Ação estratégica baseada em dados

Dentro do universo big data existe um termo chamado dados acionáveis. Na prática, isso significa que não basta coletar, estruturar e armazenar os dados. É preciso que esses dados sejam acionáveis, que eles sirvam ao objetivo que você quer alcançar com a sua empresa.

Uma ação estratégica pode envolver ajuste de preços, personalização da experiência do cliente, elaboração de campanhas de marketing mais eficientes, entre outros exemplos.

Tudo vai depender de quais são as suas prioridades para o seu negócio. O importante é ter em mente que, independente de quais sejam essas prioridades, é possível coletar e utilizar os dados que você precisa.

Agora, o seu próximo passo

Você muito provavelmente notou que, ao longo deste artigo, o tema “ecommerce” foi muito abordado, certo? Isso não foi por acaso.

O que você acha de ter acesso ilimitado, e em tempo real, a dados dos principais ecommerces do Brasil? É isso que o CrawlyMonitor tem a oferecer a você.

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