Precificação inteligente: como obter fazendo uso de big data e robôs

Gráficos

Um negócio que esteja presente no meio digital precisa ter acesso rápido e fácil a uma série de informações de maneira a se manter competitivo no mercado em que atua.

Uma dessas informações, os preços praticados pela concorrência, é talvez uma das mais cruciais. Num mundo em que a concorrência está espalhada por todo o país e até pelo mundo, como acompanhar os preços da concorrência e obter uma precificação verdadeiramente inteligente?

Acontece que, hoje em dia, com volumes de dados cada vez maiores e com a concorrência cada vez mais acirrada, coletar manualmente as informações que uma empresa precisa para planejar estratégias deixou de ser algo palpável.

Em contrapartida, os avanços da tecnologia provêm caminhos que tornam a coleta dessas informações em um trabalho dinâmico e automatizado, possibilitando que os gestores possam se concentrar somente nas estratégias a serem elaboradas a partir das informações obtidas.

Esse trabalho de coleta é realizado pelos bots crawlers e scrapers, robôs que coletam dados numa velocidade incomparável a de qualquer ser humano.

Os robôs obtêm os dados atualizados no big data, de maneira precisa e ágil, entregando nas mãos dos gestores as informações que eles precisam para elaborar estratégias de precificação inteligente e assim se destacar da concorrência e conquistar mais mercados.

Confira, agora, as principais utilidades do uso de robôs e big data para a elaboração de uma estratégia de precificação inteligente.

Monitoramento da concorrência

Descobrir os preços praticados pela sua concorrência é importante, claro, mas a atividade de monitorar a sua competição vai muito além disso.

Conhecer as estratégias dos seus concorrentes, que ações estão sendo tomadas, se há alguma promoção sazonal acontecendo, entre outros detalhes, é importante para que se possa reagir de acordo e não ficar para trás.

Precificação dinâmica

Assim como acontece com comércios físicos, é normal ver os preços de produtos e serviços na internet sofrerem algum tipo de variação conforme a oferta e a demanda passam por variações.

Ao fazer uso de robôs para coletar informações do big data, uma empresa pode antecipar demandas e tendências do mercado e, assim, identificar os melhores momentos para diminuir ou aumentar os preços do seu produto ou serviço sem prejudicar a receita no longo prazo.

Otimização de receita

Como mencionamos no tópico anterior, fazer uso de crawlers e scalpers é uma estratégia eficiente para descobrir e antecipar demandas e tendências do mercado. Além de ser utilizada na precificação dinâmica, essa estratégia também funciona quando aplicada à otimização de receita.

Isso acontece porque, ao antecipar demandas e tendências, estão conhecendo melhor o mercado e o público-alvo. Assim, é possível criar planos para fidelizar aquele público, criando promoções mais personalizadas e gerando mais vendas.

Monitoramento de produtos

Qual é o histórico de preços de um determinado produto? Que eventos externos podem ter causado alguma queda ou alguma alta nos seus preços? São essas e outras perguntas que podem ser respondidas com monitoramento de produtos. Ah, e vale dizer que isso também funciona para serviços.

Identificar quando determinados produtos são mais procurados pode até ser fácil para determinados setores, certo? Afinal, todo mundo sabe que enfeites de Natal, por exemplo, são mais procurados no final do ano.

Mas a regra geral não é essa, e ter em mãos informações precisas sobre aumento e queda de preços dos produtos ou serviços da sua área de atuação é algo que faz completa diferença. Com big data e bots, você acessa essas informações com poucos cliques.

Gostou de ler sobre precificação inteligente e quer aplicar essas estratégias  à sua organização? Agende uma conversa com um de nossos especialistas!