Os 4 passos para uma transformação digital bem-sucedida

Homem de costas olhando para uma tela grande na qual são exibidos códigos

Transformação digital é um termo muito em evidência hoje em dia, mas você sabe o que isso realmente significa?

É conhecido como transformação digital o processo de usar tecnologias digitais para criar novos ou melhorar processos existentes.

Trata-se de uma mudança profunda que afeta todos os aspectos da empresa, desde a maneira como os funcionários interagem, até a maneira como os produtos são criados e entregues aos clientes.

Mas, para que uma transformação digital seja considerada bem-sucedida, é preciso muito mais do que apenas adotar novas tecnologias.

É essencial que sejam estabelecidos objetivos claros, além de envolver todos os funcionários e atualizar as estruturas internas para acomodar as mudanças.

Aqui estão quatro etapas para ajudar sua empresa a iniciar sua jornada de transformação digital:

1. Automatize a coleta e o tratamento de dados

A automação de dados é essencial para a transformação digital bem-sucedida. O investimento em ferramentas e processos capazes de automatizar a captura, limpeza e análise de dados libera tempo para que os funcionários se concentrem em outras áreas e permite que as empresas tomem decisões baseadas em dados confiáveis.

2. Objetivos bem definidos

Antes que seja iniciada qualquer jornada de transformação, as empresas devem estabelecer metas claras e mensuráveis.

Isso garantirá que todos os esforços estejam alinhados e permitirá que a empresa avalie se está atingindo seus objetivos de maneira clara, sem depender de achismos ou de informações imprecisas. Vale dizer, ainda, que esses objetivos precisam ser revistos e atualizados com o tempo.

Leia também: [Guia Definitivo] A coleta automatizada de dados de passagens aéreas

3. Envolvimento além da equipe de TI

A transformação digital não é apenas um projeto para a equipe de TI. É importante envolver outros setores da sua organização, desde o pessoal de linha de frente até a alta administração.

Isso é importante para garantir que todos estejam cientes dos objetivos da empresa e que estarão envolvidos na execução da transformação.

Leia também: 3 exemplos de transformação digital para negócios de sucesso

4. Atualize as estruturas internas

É necessário que sejam atualizadas as estruturas para acomodar as mudanças trazidas pela transformação digital.

Isso inclui a criação de novas posições, a reestruturação de processos e a atualização dos sistemas internos.

Em outras palavras, as empresas devem garantir que estão preparadas para as mudanças antes de iniciar qualquer jornada de transformação.

Conclusão

A transformação digital é uma jornada complexa, mas seguir essas quatro etapas pode ajudar sua empresa a iniciar sua viagem rumo às novas tecnologias.

Para garantir que a transformação digital seja aplicada da melhor maneira na sua empresa, entre em contato com os especialistas da Crawly.