3 exemplos de transformação digital para negócios de sucesso

teclado retroiluminado

Já faz tempo que a transformação digital deixou de ser opcional para se tornar algo imprescindível para o sucesso de toda e qualquer empresa que tenha como objetivo alcançar um lugar de destaque entre seus concorrentes.

De acordo com informações do Statista, portal especializado em dados de mercado, o investimento em transformação digital digital, a nível mundial, deve alcançar a marca de 1,8 trilhão de dólares até o final de 2022. Quando se observa a projeção para 2025, esse investimento deve atingir 2,8 trilhões de dólares.

Ao redor do mundo, como você pode constatar, a atenção em torno da transformação digital só aumenta. Mas você sabe porque isso acontece? Vamos investigar isso a fundo a partir de agora.

O que, afinal de contas, significa transformação digital?

Podemos definir a transformação digital como a integração de tecnologias digitais no dia a dia da sua empresa, com o objetivo de simplificar, agilizar e modernizar os mais diversos tipos de processos.

A transformação digital engloba, direta ou indiretamente, áreas cruciais para o desenvolvimento de negócios na realidade hiperconectada de hoje. Algumas dessas áreas são: comunicação, computação em nuvem, big data, experiência do consumidor, marketing e vendas.

O que a sua empresa ganha com a transformação digital?

Agora que você já está por dentro do que é transformação digital e quais são os seus principais objetivos, descubra como sua empresa pode se beneficiar diretamente ao ser digitalmente transformada.

- Redução de riscos: ao adotar tecnologia de ponta em setores-chave da sua empresa, você automaticamente diminui o risco de falhas causadas por equipamentos defasados, além de garantir mais agilidade com o uso de soluções mais modernas.

- Economia de recursos: outra vantagem de contar com sistemas mais modernos e automatizados é a redução de custos operacionais e aumento da produtividade, resultando numa economia generalizada de recursos.

- Insights baseados em dados: a coleta automatizada de dados permite que as empresas tenham em mãos informações mais precisas, evitando que decisões importantes sejam tomadas baseando-se somente em achismos ou feeling.

3 exemplos de transformação digital para negócios de sucesso

Tendo em mente tudo o que abordamos até o momento neste artigo, desde a definição de transformação digital até as principais vantagens do recurso para a sua empresa, confira agora três exemplos de transformação digital que você pode seguir e implementar na sua organização.

- A implementação de Inteligência Artificial: você sabia que o investimento de IA dobrou no mundo inteiro de 2020 a 2021? E, com os benefícios dessa tecnologia cada vez mais evidentes, a tendência é que esses altos investimentos continuem. Confira aqui nosso artigo completo sobre Inteligência Artificial e suas aplicações para negócios para aprofundar seus conhecimentos.

- A leitura de dados como prioridade: tão importante quanto coletar dados de qualidade é poder contar com uma equipe capaz de ler e interpretar essas informações. Para que isso seja possível, é preciso, em primeiro lugar, investir na capacitação de uma equipe que seja capaz de extrair insights que vão fazer a diferença no crescimento da sua empresa.

- Os benefícios da automação: não podemos falar de transformação digital sem mencionar a automação, recurso que toma conta das atividades repetitivas da rotina e deixa seus funcionários com mais tempo para pensar fora da caixa e encontrar soluções inovadoras para os desafios da sua organização.

Conclusão

A verdade é que a transformação digital é um processo contínuo, e que se encontra em constante evolução. Se, nos anos 1980 e 1990 o termo era sinônimo de digitalização, hoje temos fatores como a computação em nuvem, tecnologia 5G e Internet das Coisas impulsionam a adoção da transformação digital por empresas dos mais diversos setores da economia.

O que você acha de dar o próximo salto na transformação digital da sua empresa? Entre em contato com nossos especialistas e vamos conversar.