[Guia Definitivo] A coleta automatizada de dados de passagens aéreas

Asa de avião com o céu ao fundo

Não é exagero dizer que a venda de passagens aéreas vive um verdadeiro momento de boom no Brasil.

De acordo com uma reportagem da CNN Brasil, somente nas últimas semanas de outubro, empresas do setor registraram um aumento de 220% na procura de passagens aéreas em comparação com o mesmo período do ano passado.

Com aumentos tão expressivos, o que a indústria pode fazer para acompanhar essas movimentações, manter a competitividade e, ao mesmo tempo, atender às necessidades dos viajantes?

Hoje em dia, se por um lado comprar passagens aéreas nunca foi tão fácil, por outro, tornou-se inviável para as empresas do setor acompanhar de maneira manual (e em tempo hábil) a volatilidade nos preços das passagens.

O que fazer, então? Qual é o caminho?

A boa notícia é que a tecnologia já tem uma resposta. Você já ouviu falar em web scraping?

Um pouco sobre web scraping

Web scraping é uma técnica de automação de coleta de dados.

Funciona da seguinte forma: uma equipe altamente especializada de desenvolvedores cria um robô virtual (ou bot), denominado web scraper, e este coleta dados dos sites desejados, estrutura-os e disponibiliza-os da maneira que fique melhor para a empresa visualizar e extrair insights das informações coletadas.

O web scraper trabalha incessantemente, coletando dados em tempo real e sendo capaz de, também, quebrar Captchas para garantir que os dados que o seu negócio precisa não fiquem de fora.

Web scraping e passagens aéreas: uma relação necessária e benéfica

Agora que você descobriu o que é e como funciona a técnica de web scraping, é bem capaz que já esteja ligando os pontos sobre como ela é útil para a indústria do turismo.

Por meio do uso de web scrapers é possível coletar informações como datas e horários de voo, preços, modelos de aeronave, classes, tarifas de mala, farebasis e impostos, tudo em grandes volumes, de forma automatizada e em tempo real.

O atual dinamismo da indústria do turismo, aliado ao volume de informações cada vez maior que temos disponível, torna a coleta automatizada de dados algo praticamente imprescindível.

Vale ressaltar que os web scrapers são desenvolvidos de maneira personalizada, ou seja, atendendo às necessidades particulares de cada empresa.

E, falando em termos práticos, hoje em dia simplesmente não é viável tentar contratar mais pessoas para tentar dar conta do crescente volume de dados relacionados à compra e venda de passagens aéreas.

Além de custosa e infrutífera, a coleta manual dessas informações ainda é sujeita a erros humanos, um problema do qual a coleta automatizada de dados é 100% livre.

Turismo e web scraping para além das passagens aéreas

Mas não é somente na coleta de informações sobre compra e venda de passagens aéreas que o web scraping pode ser extremamente útil.

Um uso cada vez mais comum do web scraping no turismo é a coleta de informações relacionadas à hospedagem, como notas, comentários e preços. Assim, as empresas conseguem ter noções bem mais precisas sobre o que seus concorrentes andam fazendo, assim como sobre as preferências dos turistas.

A tecnologia da Crawly

Aqui na Crawly, desenvolvemos tecnologia de ponta para coleta automatizada e em tempo real dos mais diversos tipos de dados, e temos um produto voltado especialmente para a coleta de dados de passagens aéreas.

Hoje fazemos mais de um bilhão de consultas em tempo real todos os meses, coletando dados de diversas companhias aéreas nacionais e internacionais. A MaxMilhas, empresa que revolucionou o setor do turismo e tecnologia no Brasil, conta com a Crawly desde 2018 para realizar a coleta automática de dados.

Descubra como a tecnologia da Crawly auxilia a MaxMilhas a entregar as melhores passagens aéreas a seus clientes.

Chegou a sua vez

Agora que você já está por dentro do que é web scraping e de como essa técnica representa um verdadeiro divisor de águas quando se trata de compra e venda de passagens aéreas, que tal começar a colher os seus benefícios?

O que você acha de conhecer o nosso produto agora mesmo, sem compromisso? Solicite agora a sua demonstração.