A Internet das Coisas, conceito também conhecido pela sigla IoT (do inglês Internet of Things), refere-se à tecnologia que permite que objetos comuns do nosso cotidiano estejam conectados à internet, recebendo e compartilhando dados.
Você com certeza faz ou já fez uso da Internet das Coisas em algum momento dos últimos anos. Itens como carros, aparelhos de televisão e até mesmo geladeiras são apenas alguns que funcionavam de maneira 100% offline até pouco tempo atrás, mas que hoje em dia são capazes concretizar conexões com a internet e promover, assim, grandes mudanças e desafios na maneira como negócios de diversas áreas lidam com coleta e análise de dados.
Na prática, quando falamos de negócios, algumas das principais mudanças proporcionadas pelo tratamento de dados coletados da Internet das Coisas são a redução do desperdício de recursos, maior eficiência operacional e uma diminuição de períodos de inatividade, entre outras.
Você gostou da ideia e quer saber mais sobre os benefícios que os dados da Internet das Coisas podem representar para o seu negócio? Abaixo, selecionamos e explicamos 5 deles para você.
Dados obtidos via Internet das Coisas representam uma oportunidade para que as organizações abracem novas ideias e se reinventem. Buscar mais inovação e promover o surgimento de ideias mais criativas dentro da sua empresa é um dos caminhos para se manter competitivo e conquistar novos clientes.
Uma crise é o tipo de coisa que todos tentam evitar, mas que eventualmente acontece. O que podemos fazer, então, é estar preparados para lidar com a situação da melhor maneira possível. E ter em mãos dados atualizados e de qualidade é crucial para que a gestão de crises seja realizada com eficiência. Com a Internet das Coisas, a sua organização tem mais dados à disposição para usufruir e tomar as melhores decisões para atravessar crises e sair mais forte do outro lado.
Como conhecer, de maneira mais aprofundada e exata, os costumes e os anseios dos seus clientes? A resposta pode ser encontrada com a Internet das Coisas. A cada dia que passa mais objetos conectados à internet são adquiridos e ativados, criando novos volumes de dados que podem e devem ser coletados e analisados com o intuito de obter-se Inteligência de Mercado e antecipar-se a tendências.
Abraçar as mudanças advindas da coleta e análise de dados da Internet das Coisas possibilita abrir os olhos para novas e melhores oportunidades de negócios que, de outra forma, poderiam passar completamente despercebidas. Essas oportunidades de crescimento podem, inclusive, ser decisivas para o futuro saudável da sua companhia.
Fazer uso das informações obtidas pela coleta e análise de dados da Internet das Coisas para promover melhorias dentro da sua organização pode ser um caminho para rever rotinas e processos e, assim, aumentar a produtividade da sua empresa como um todo.
Que tal dar o próximo passo rumo à utilização de dados precisos e atualizados e fazer a sua organização chegar mais longe? Entre em contato hoje mesmo com um de nossos especialistas!