Hiperautomação: o que é e quais as vantagens para negócios?

Uma mão robótica tocando o teclado de um notebook

A Gartner, consultoria empresarial americana com atuação em mais de 85 países, destacou a hiperautomação como a principal tendência tecnológica estratégica para esta década.

Outra estimativa, também da Gartner, aponta que o mercado mundial de softwares que permitem a aplicação de hiperautomação deve alcançar 596,6 milhões de dólares até o final do ano, o que representa um aumento de 23% quando comparado ao ano de 2020.

O rápido aumento na procura por soluções que envolvem hiperautomação está acontecendo por que, ao redor do mundo, empresas de todos os tamanhos e setores estão percebendo como esse conceito causa impactos de maneira positiva, gerando mais agilidade no dia a dia e reduzindo custos operacionais, entre outros benefícios que vamos ver mais adiante.

Mas você sabe o que é hiperautomação? E como isso pode beneficiar diretamente a sua empresa? Vamos responder essas e outras questões a seguir. Vem com a gente!

O que é hiperautomação e como ela difere de automação?

Enquanto que a automação pode ser definida como o uso de tecnologias com o objetivo de automatizar tarefas repetitivas realizadas por humanos, a hiperautomação vai um passo além, sendo considerada uma evolução ou versão mais avançada da automação.

Na hiperautomação, são combinadas ferramentas de Inteligência Artificial, Automação Robótica de Processos (RPA) e Machine Learning, entre outras, com o objetivo de automatizar toda e qualquer tarefa de cunho repetitivo desempenhada por uma organização.

Em outras palavras, podemos dizer que a hiperautomação consiste num dos mais altos níveis de transformação digital que uma empresa pode alcançar.

E quais são os principais benefícios da hiperautomação para empresas?

Agora que você já adquiriu conhecimento sobre o que é hiperautomação, chegou a hora de descobrir quais são os benefícios proporcionados por essa tecnologia e que estão fazendo organizações do mundo inteiro olharem com bons olhos para um futuro próximo em que a hiperautomação é utilizada em larga escala.

  • Maior flexibilidade

A hiperautomação, por fazer uso de uma miríade de tecnologias de automação combinadas, consegue extrair o melhor uso de cada uma delas e superar com mais facilidade as possíveis desvantagens que essas tecnologias podem ter individualmente.

O resultado disso é que as empresas que optam pela hiperautomação conquistam mais escala e uma maior flexibilidade na condução de suas operações.

  • Produtividade melhorada

Com a total automatização de tarefas repetitivas e demoradas, os seus funcionários terão mais tempo disponível para produzir mais com menos recursos e assumir atividades de maior complexidade dentro da sua organização.

  • Integração mais acentuada

Uma das características da hiperautomação é a possibilidade de integrar melhor tecnologias mais avançadas e sistemas legados. Dessa forma, gestores têm melhor acesso a dados de desempenho, suporte e inventário, entre outros, a depender da área de atuação da sua empresa.

  • Aumentar o ROI

Toda empresa deseja aumentar o seu retorno sobre investimento (ou ROI, do inglês return on investiment). E sim,a hiperautomação é muito útil até mesmo nisso.

Ao colocar em prática a hiperautomação, sua empresa irá aumentar a receita e, ao mesmo tempo, reduzir custos. Com ferramentas e recursos analíticos poderosos e modernos,é possível também otimizar a alocação de recursos para obter melhores rendimentos.

Como implementar a hiperautomação?

Por se tratar de uma solução que pode envolver todos os setores de uma empresa, a implementação da hiperautomação é considerada um desafio de larga escala. Alguns fatores que devem ser considerados são:

  • Definição dos objetivos a serem alcançados com a hiperautomação
  • Pesquisa extensa das soluções disponíveis de hiperautomação
  • Planejamento da hiperautomação a longo prazo
  • Abordagem centrada em potencializar o trabalho dos funcionários

Nós, da Crawly, possuímos as soluções ideais de coleta de dados para a automação de processos, fazendo com que a sua organização chegue ainda mais longe quando o assunto é transformação digital.

Visamos democratizar a transformação digital, possibilitando que cada vez mais pessoas tenham acesso a dados de qualidade e que possam, assim, se concentrar em desenvolver seus trabalhos de maneira cada vez melhor.

Entregamos todos os dados que você precisa, da forma que você quiser, em tempo real. Que tal conversarmos? Entre em contato com nossos especialistas!