3 segredos para o sucesso de projetos de Inteligência Artificial

O desenho de um cérebro

Você já deve ter notado que, nos últimos 20 anos, empresas de todos os tamanhos e setores têm procurado implementar soluções de Inteligência Artificial em suas rotinas.

E é natural que essa movimentação aconteça. Afinal de contas, já é um fato comprovado que aplicações que contam com Inteligência Artificial fazem uma diferença positiva no dia a dia das organizações.

Uma pesquisa realizada pela multinacional de consultoria e auditoria PwC aponta que a Inteligência Artificial tem o potencial de contribuir com um aumento de 15,7 trilhões de dólares para a economia global, além de fazer crescer em até 26% o PIB de economias locais.

Algumas das principais vantagens da Inteligência Artificial para negócios são:

  • Maximização da produtividade
  • Redução generalizada de custos
  • Eliminação do erro humano
  • Vantagem competitiva

A verdade é que, hoje em dia, quem não opta por soluções de automação e Inteligência Artificial está deixando passar oportunidades valiosas.

Mas existe um detalhe que não pode ficar de fora: para que um projeto de Inteligência Artificial seja bem-sucedido e alcance os resultados desejados, ele não pode ser feito de qualquer jeito.

Descubra, agora, 3 segredos que, se aplicados corretamente, ajudam a garantir o sucesso do seu próximo projeto envolvendo Inteligência Artificial.

1 - O projeto precisa estar alinhado com os objetivos do seu negócio

Faz sentido imaginar que fazer uso de Inteligência Artificial faz a sua empresa mostrar-se mais moderna e atualizada que as demais. Acontece que essa implantação não pode ser à toa.

Projetos de Inteligência Artificial precisam ter propósitos bem definidos. Esse alinhamento inicial com os objetivos que você quer alcançar com o seu negócio, seja para aumentar a receita, diminuir custos ou qualquer outro, precisa estar inserido na mente de todos os envolvidos.

2 - A diferença que faz uma equipe que se complementa

Esteja você querendo montar uma equipe do zero ou trazer uma empresa parceira para tocar o projeto, esse é um detalhe que jamais pode ser deixado de lado.

Uma equipe composta por profissionais de conhecimentos complementares, que combine desenvolvedores, cientistas de dados, engenheiros de machine learning, entre outros, faz total diferença do início ao fim de qualquer projeto de Inteligência Artificial.

O objetivo, aqui, é fazer com que as diferentes expertises e habilidades, quando combinadas, tragam mais agilidade à execução de projetos com alto nível de complexidade.

3 - A sua estratégia de dados é primordial

Ter em mãos dados atualizados e de qualidade é de suma importância para a boa execução de qualquer projeto de Inteligência Artificial.

Saiba de onde virão os dados que serão utilizados, como eles serão obtidos, em que momentos serão utilizados e entenda como aproveitar e extrair dados de qualidade de seus sistemas.

Uma ferramenta indispensável para a obtenção de dados de qualidade são os bots digitais como web crawlers.

Com eles, é possível coletar grandes volumes de dados em alta velocidade, garantindo que o seu projeto de IA tenha acesso a informações atualizadas e necessárias para que seja executado com êxito.

Que tal dar hoje mesmo o próximo passo para garantir dados de qualidade para o seu projeto de Inteligência Artificial? Aqui na Crawly, nós já entregamos mais de 20 bilhões de consultas de dados para nossos clientes. Vamos conversar!