Soluções de big data em grandes indústrias

Mãos sobre mesa

Não é de hoje que as soluções de big data são aplicadas nas mais diversas indústrias ao redor do mundo. Acontece que, para quem observa de fora, o uso dessas aplicações pode não parecer muito óbvio. Neste artigo vamos elucidar isso para você.

Por que a procura por soluções de big data?

Antes de tudo, você precisa ter em mente o seguinte: as soluções de big data podem ser utilizadas para coletar e analisar grandes volumes de dados e, assim, fazer com que as empresas obtenham insights valiosos para planejar ações e estratégias.

É por isso que, hoje, empresas de todo o tipo recorrem ao big data para tomar decisões melhores, reduzir custos e aumentar a eficiência de suas operações.

O big data no setor financeiro

Quando se trata de big data, as indústrias financeiras e de saúde são duas das mais notórias. O setor bancário manipula uma quantidade absurda de dados todos os dias, monitorando transações, criando perfis de clientes, sugerindo promoções personalizadas e muito mais. 

Grandes bancos estão usando big data para melhorar a segurança, evitar fraude e melhorar a experiência do cliente. O Banco Santander, por exemplo, usa big data para monitorar transações em tempo real e detectar comportamentos suspeitos.

O HSBC está usando big data para monitorar as contas dos clientes e detectar potenciais problemas, enquanto que o Deutsche Bank está usando um sistema de big data chamado Aleph, que foi criado para detectar comportamentos suspeitos de lavagem de dinheiro.

Como a saúde faz uso das vantagens do big data

O setor de saúde, por outro lado, lida com enormes bancos de dados de pacientes, exames e históricos médicos.

Já é cada vez mais comum que se utilize big data para aperfeiçoar a prestação de cuidados médicos, ao mesmo tempo em que reduz os custos.

Um bom exemplo é o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, que faz uso de big data para monitorar os pacientes e fornecer cuidados personalizados. É também por meio de soluções de big data que o hospital monitora a qualidade do ar e da água, bem como a segurança do local.

A relação entre a educação e o big data

A educação também está cada vez mais empregando big data, visando principalmente a otimização do ensino e da aprendizagem.

Um bom exemplo é o que vem sendo feito na Universidade de Duke, nos Estados Unidos, que está usando big data para criar modelos de aprendizado baseados em dados. Esses modelos ajudam os alunos a aprender de forma mais eficiente.

A Universidade Estadual de Ohio também está usando big data para otimizar o ensino. O sistema da universidade, chamado Learning Suite, usa big data para monitorar o desempenho dos alunos e fornecer feedback para os professores.

Vem muito mais por aí

Esses são apenas alguns exemplos de como as indústrias estão usando big data. Como você pode ver, as possibilidades são infinitas.

Se sua empresa ainda não está usando big data, talvez seja hora de reconsiderar. Entre em contato com nossos especialistas hoje mesmo para descobrir como podemos ajudar.