Proxy na coleta de dados: o que é e por que utilizar?

Proxy

É de suma importância ter em mãos dados relevantes e acionáveis, que contenham informações ricas atualizadas para que seja possível traçar estratégias vencedoras.

Hoje, com a alta velocidade com que mais e mais dados são criados, não é mais possível coletar dados manualmente e manter-se a par das rápidas mudanças do mercado e da tecnologia.

Portanto, se você leva a sério a coleta de dados, sabe que o uso de bots digitais como web crawlers e web scrapers é essencial para que a coleta seja realizada com qualidade, volume e precisão.

Associado ao uso de bots está o uso de servidores proxy. Sem eles, a verdade é que qualquer projeto de coleta automatizada de dados corre sérios riscos.

Selecionamos para este artigo informações relacionadas ao uso, características e aplicações de proxies na coleta de dados e outros contextos. Boa leitura!

O que significa proxy?

A palavra inglesa proxy significa “aquele que é apontado ou autorizado a agir por outro” e é comumente traduzido para a língua portuguesa como “procurador”.

No Brasil, a figura do procurador é bastante associada às carreiras jurídicas e públicas, sendo o profissional responsável por representar órgãos públicos e instituições, mas existem outros usos também.

Quando se fala em proxy no contexto de computação e tecnologia, estamos falando em servidores proxy, ou seja, servidores que agem “representando” o seu computador ou dispositivo quando ele se conecta a outros sites e serviços na internet.

O que acontece, normalmente, quando você usa a internet, é que os sites pelos quais você transita têm acesso ao endereço de IP do seu dispositivo. Com um servidor proxy, seu endereço de IP é ocultado, pois utiliza-se as informações do proxy que está, efetivamente, representando o seu computador.

Qual a diferença entre um servidor proxy e uma VPN?

Uma VPN (sigla para Virtual Private Network ou rede privada virtual) não deixa de ser um servidor proxy. Seu papel é o de “esconder” o tráfego de internet de um determinado usuário, promovendo anonimidade. É mais tipicamente associado ao uso pessoal e não permite a troca de proxies, que é essencial para a coleta de dados automatizada como veremos mais adiante.

Benefícios do uso de proxies para coleta de dados

O uso de bots digitais para coleta de dados em grande volume e alta velocidade requer o uso de servidores proxy para que as demandas sejam executadas da maneira esperada. Listamos, abaixo, três razões que podemos considerar como principais.

  • Evitar banimento de endereços de IP: utilizar um conjunto de servidores proxy para coletar dados é um eficiente caminho para evitar que seu endereço de IP seja bloqueado pelos sites de onde os dados são coletados, o que impediria a conclusão do trabalho.
  • Coleta de dados em alto volume: Servidores proxy fornecem anonimato e permitem fazer diversas visitas simultâneas ao mesmo site ou em sites diferentes, possibilitando coletar mais dados em menos tempo.
  • Acesso a conteúdos específicos de países e regiões: O uso de proxies residenciais (cuja definição veremos mais adiante) com endereços IP locais permite que os web crawlers obtenham acesso a todo o conteúdo disponível somente em países ou regiões específicas.

Além da coleta de dados, quais os usos de servidores proxy?

Os servidores proxy possuem uma variedade de usos para além da coleta de dados por bots digitais como web crawlers e web scrapers. Confira alguns desses usos abaixo.

  • Controlar o uso de internet por funcionários: Por questões relacionadas à segurança corporativa, empresas podem utilizar proxies para bloquear o acesso de funcionários a sites que possam conter vírus ou conteúdos maliciosos.
  • Ampliar velocidade e poupar largura de banda: Servidores proxy armazenam dados em cache para que, quando você quiser ver um determinado site que usou antes, uma cópia pode ser facilmente recuperada do cache, economizando largura de banda e melhorando o desempenho geral da rede.
  • Privacidade: Como os servidores proxy ocultam seu endereço IP e outras informações para identificação, sites e domínios não conseguem identificar você ou seu dispositivo.

Tipos primários de servidores proxy: dedicados, semi-dedicados e rotativos

Quando falamos em servidores proxy, existem três categorias que podemos chamar de primárias. O uso de cada uma delas em diferentes projetos de coleta automatizada de dados vai depender de fatores como objetivos a serem alcançados, orçamento e tempo requerido para que o trabalho seja realizado.

Confira como são definidas cada uma dessas categorias primárias, em que contextos elas são utilizadas e quais as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

  • Proxy dedicado

Um proxy dedicado, por vezes também chamado de proxy privado, é um tipo de servidor que é utilizado por somente um cliente. Por não ser compartilhado, possui mais largura de banda disponível, garantindo melhores velocidades de conexão.

Essa garantia, no entanto, não sai barata. Estima-se que o custo de contratação de um servidor proxy dedicado seja de três a cinco vezes mais elevado que o valor de um proxy compartilhado. Numa comparação com o trânsito, o proxy dedicado seria um carro particular e o proxy compartilhado seria um ônibus ou metrô.

  • Proxy semi-dedicado

Um proxy é considerado semi-dedicado quando é compartilhado com um com um restrito grupo de clientes, normalmente três. Embora não seja tão rápido quanto um proxy dedicado, ele é mais em conta, podendo ser um bom custo-benefício para pessoas ou organizações.

A qualidade desses proxies varia e, por conta disso, muitos sites podem bloquear o acesso mais facilmente caso muitos clientes estejam utilizando-o ao mesmo tempo para um mesmo domínio.

  • Proxy rotativo

Agora chegamos no tipo de servidor proxy ideal para extração de dados. A utilização de proxies rotativos possibilita a utilização de diferentes endereços de IP, garantindo que web scrapers e web crawlers possam extrair os dados necessários de diversas fontes com baixo risco de bloqueio por parte dos sites.

E, ainda que algum bloqueio ocorra, como o servidor troca os endereços IP regularmente, isso não vai afetar o andamento do trabalho de coleta de dados por parte dos bots.

Proxies públicos, residenciais e de datacenters

Agora você está por dentro das três categorias primárias de servidores proxy. Mas a verdade é que esse assunto não para por aí. Separamos, neste tópico, mais três tipos de proxy que você precisa conhecer para adquirir um domínio mais completo sobre o assunto.

  • Proxies públicos

Quando se fala em proxies públicos, a regra é uma só: evitá-los. Além de serem proxies de baixa qualidade, eles ainda apresentam riscos graves de segurança, podendo ocorrer desvio de rotas, ou seja, quando outras pessoas leem as suas informações de navegação ou entregando sites falsos, o que pode acarretar em roubo de informação.

É muito comum que endereços de IP associados a proxies públicos sejam bloqueados rapidamente, tornando-os pouco úteis para coletar dados através do uso de bots.

  • Proxies residenciais

Endereços de IP residenciais são aqueles associados a domicílios, ou seja, a uso pessoal. Por um lado, o risco de sites bloquearem acessos vindos de IPs residenciais é praticamente nulo, mas por outro, existe todo um debate legal sobre o uso de redes pessoais para fins comerciais, como é o caso da extração de dados.

Também é preciso levar em conta que proxies associadas a IPs residenciais são mais difíceis de serem encontrados, e, exatamente por isso, são mais caros.

  • Proxies de datacenters

Endereços de IP advindos de datacenters são os mais utilizados quando se trata de mascarar IPs por meio de proxies. Como o nome indica, são servidores localizados em datacenters que, a depender da empresa contratada, podem estar localizados em diversas partes do mundo.

São uma solução mais em conta, além de segura e utilizada por padrão na indústria de big data.

Como escolher o melhor fornecedor de proxy?

Escolher a empresa que irá fornecer os servidores proxy que você precisa é uma decisão que precisa ser feita com calma e muita deliberação, assim como todas as etapas que envolvem o planejamento e a execução de uma estratégia de coleta e análise de dados.

A boa notícia é que a oferta de serviços do tipo é farta, então não deve ser problema encontrar uma empresa que ofereça exatamente o que você precisa. Confira uma seleção desses serviços abaixo.

  • WebScrapingAPI: possui mais de 100 milhões proxies à disposição, o que inclui requisições em mais de 195 localidades ao redor do mundo.
  • NetNut: tem como diferenciais uma extensão para Google Chrome, cuja interface permite mudar localização e endereço de IP, entre outras funções.
  • Shifter: oferece opções de proxies residenciais, de datacenter e também compartilhados. Se autointitula “a maior rede de proxies do mundo”.
  • BrightData: Disponibiliza mais de 72 milhões de endereços de IP residenciais, além de proxies móveis e de datacenters.
  • Oxylabs: Possui 7 tipos de proxies, além de ferramentas de gestão dos servidores para Google Chrome e Android.

O uso de servidores proxy para coleta de dados está dentro da lei?

Está sim! A atividade de coleta de dados, realizada com ou sem o uso de servidores proxy, está acobertada tanto pela Lei Geral de Proteção de Dados quanto por outras leis internacionais relacionadas ao uso de dados.

O que deve se levar em conta, aqui, é o tratamento ético dos dados coletados. Afinal, conquistar a confiança dos clientes com relação ao tratamento e coleta de dados, muito mais do que uma questão legal, pode ser a chave para fazer o seu negócio ser melhor visto por potenciais consumidores e clientes.

Inclusive, recentemente, uma decisão da corte dos Estados Unidos decidiu a favor da prática de scraping, ou seja, reafirmando que a prática é perfeitamente legal.

Coleta de dados com inteligência

Agora que você já expandiu os seus conhecimentos sobre proxies e a relação direta que esse recurso tem com a coleta automatizada de dados, que tal dar o próximo passo?

Nós, da Crawly, entregamos todos os dados que você precisa, da forma que você quiser, em tempo real. Já são mais de 20 bilhões de consultas entregues a clientes como Loft, Vale, GPA e Leroy Merlin.

Este é o melhor momento para você acelerar ou ampliar a operação de coleta de dados da sua organização. Fale com um de nossos especialistas!