O que é o Data Quality e por que é importante?

estatísticas visualizadas na tela de um notebook

Diante do meio digital e de constantes inovações surgindo o tempo todo, a informação tem sido tratada como um verdadeiro ativo para as empresas, com isso o data quality se mostra um termo essencial e totalmente necessário.

Os dados são considerados um dos bem mais valiosos diante do universo digital, eles são capazes enriquecer as estratégias das empresas e fazer com que de fato a aproximação diante do público se mostre totalmente impactante.

O data quality que condiz com o nível de qualidade dos dados dentre as companhias, está totalmente associado com as informações armazenadas e como as empresas se mostram diante do mercado através da solução dos problemas.

Por isso, ao adotar o data quality em sua empresa de levantamento topográfico, se tem esse recurso a disposição, impactando desde uma estratégia de marketing a um linha de produção, demonstrando que os dados são o caminho para tomar decisões cada vez mais assertivas.

Assim, quanto mais as empresas considerarem e conhecerem o data quality cada vez mais se demonstra a sua relevância e efetividade através dos dados coletados, criando esse cenário propício ao crescimento e sucesso diante do mercado.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o data quality, e não se preocupe se você não conhece esse termo, hoje iremos evidenciar a sua significação, suas funções, seus benefícios, como aplicá-lo e principalmente a sua importância. Confira!

O que é o data quality?

A significação e conceito de data quality está associado com a qualidade dos dados, sendo caracterizado como uma forma de avaliar o nível de precisão e confiabilidade das informações utilizadas por uma organização.

Por exemplo, assim como as atividades de empresas de remediação de áreas contaminadas devem ser melhoradas e estar em constante evolução, os dados também devem estar sob controle e sempre evoluir conforme as transformações tecnológicas.

Assim, quanto mais as empresas preservarem essa precisão nos dados e estabelecer uma confiabilidade das informações, de fato o negócio se mostra cada vez mais relevante e confiável diante do público.

Por isso, as empresas que buscam se destacar e se diferenciar das demais é essencial colocar em prática o data quality, estabelecendo esse cenário de segurança e máxima evolução, indo ao encontro de tudo que está surgindo no meio digital.

Funções do data quality

As funções do Data Quality de fato demonstram ainda mais o quanto esse recurso é importantíssimo dentre as empresas, gerando um caminho mais claro a ser seguido e uma segurança dos dados totalmente única.

Ao identificar as prioridades e os dados mais relevantes para a sua empresa, essas ações ajudarão a guiar o processamento e o uso de dados na tomada de decisões, fazendo com que o data quality tenha seu funcionamento de uma forma totalmente impecável.

Assim, ao aplicar o data quality por exemplo em uma consultoria segurança contra incêndio, se tem uma otimização dos processos, limpando os dados corretos e destacando os dados que são úteis e que proporcionam um destaque ao seu negócio.

Além disso, dentre as funções do data quality podemos destacar a conscientização aos colaboradores, fazendo com que se estabeleça esse ambiente onde os dados mais relevantes são registrados e mantidos sob total controle.

Para exemplificar e deixar ainda mais claro a utilização desse recurso, as suas funções são:

  • Ter dados corretos;
  • Manter a precisão;
  • Integrar;
  • Se manter consistente;
  • Aderir às estratégias dos negócios.

Por isso, ao colocar o data quality em prática e de fato ver o seu funcionamento ocorrendo, as informações tendem a ser cada vez mais confiáveis, melhorando as estratégias e o dia a dia da empresa.

Assim, uma pessoa ao comprar isoladores elétricos e se deparar com uma empresa que aplica o data quality, de fato essa pessoa não terá problema com a política de segurança e com a proteção dos seus dados dentre cada processo.

Benefícios e diferenciais do Data quality

Atualmente vivemos em um mundo onde os dados são a matéria-prima da informação e são um dos principais fatores para gerar valor aos negócios, por isso quanto mais eficaz for o data quality da sua empresa mais precisa e frutíferas serão as análises.

Assim, como uma estrutura metálica industrial é a base para o funcionamento de uma construção civil, o data quality também é a base para as empresas, proporcionando ações de marketing mais precisas, além de planejamentos de produção e gestão de estoque cruciais para o crescimento.

Por isso, um dos principais benefícios e diferenciais do data quality é manter as informações mais relevantes à disposição, tendo esse controle sobre elas e garantindo a segurança da empresa tanto no operacional como no jurídico.

Afinal, tem se tornado comum o vazamento de dados e a preocupação com a segurança dentre as empresas, logo  ao estabelecer o data quality os problemas com essas questões são eliminados e de fato se mantém esse ambiente totalmente seguro.

Além disso, vale ressaltar que os dados são essenciais para o marketing e o relacionamento com os clientes, assim ao estabelecer o data quality se foca naquilo que de fato é valioso para a sua empresa, gerando cada vez mais efetividade e precisão.

Com isso, fica claro que para a sua empresa se estabelecer e se destacar dentre o mercado e o cenário atual, implantar o data quality deve ser uma das ações de máxima urgência e necessidade.

Como aplicar o Data Quality em sua empresa?

Um dos pontos para aplicar e dar início ao data quality é justamente levantar os problemas que precisam ser resolvidos, entendendo o que precisa ser feito para a sua empresa caminhar rumo ao sucesso.

Por exemplo, em uma empresa de tubos e perfis de alumínio ao identificar uma duplicidade dentre as informações e dados, de fato já se tem ideia onde o data quality precisa ser aplicado para gerar mais eficácia dentre a sua empresa.

Com isso, para te auxiliar nessa análise e fazer com que o data quality seja aplicado de uma forma totalmente eficaz, confira um passo a passo para contar com esse recurso em seu negócio.

1 - Utilize de soluções tecnológicas

As soluções tecnológicas integradas são fundamentais para a aplicação do data quality, isso porque através da tecnologia se permite uma interpretação dos dados muito mais certeiras.

Por isso, ao gerar essa integração e utilizar da tecnologia se tem um bom norte para a tomada de decisões, eliminando qualquer ineficiência, fazendo com que em sua empresa se estabeleça uma interpretação dos dados totalmente precisa.

2 - Escolha de uma metodologia de análise

A metodologia a ser empregada sempre vai depender dos objetivos da empresa e onde de fato ela pretende chegar através dos dados e das metas impostas.

Por exemplo, em uma empresa que presta serviços com um dispositivo de tela para piscina, ao ter como objetivo gerar mais eficácia em seu sistema e no atendimento aos clientes, de fato já se tem um caminho a ser trilhado.

Entretanto, para que as escolhas sejam feitas de uma forma totalmente precisa é importante contar com profissionais com conhecimento em big data, pois os mecanismos de validação sempre vão variar de acordo com a metodologia.

3 - Realize pesquisas

As pesquisas são uma das práticas que garantem uma otimização das análises de dados, fazendo com que se tenha uma resolução específica para o seu negócio e que isso esteja de uma forma clara em sua mente.

Por isso, é importante que as pesquisas sejam constantes, já a elaboração deve ser realizada com o auxílio dos profissionais, tendo um conhecimento maior em relação às pesquisas e desenvolvimento necessário.

4 - Identifique dados duplicados

Dados duplicados podem ocorrer com frequência e de fato estão estabelecidos em diversas empresas, principalmente quando pensamos em planilhas e documentos que são preenchidos de forma manual.

Por isso, ao utilizar sistemas integrados se identifica e exclui essas duplicidades de uma forma quase natural, evitando que os dados sejam replicados e causem transtornos dentre as empresas.

5 - Recuperar dados ausentes

Um movimento bem comum quando pensamos e consideramos o universo digital é o preenchimento de formulários de forma incompleta ou inclusiva, gerando esse possível comprometimento ao data quality.

Por isso, assim como a correia transportadora curva se destina a transmitir força, é importante entrar em contato com os proprietários dos sites, recuperando as informações e mantendo seu data quality forte assim como a correia.

Com isso, ao estabelecer essas ações em seu negócio de fato o data quality se evidencia sendo utilizado e aplicado dentre a sua empresa da melhor forma possível.

Importância do data quality

Diante do mercado e do momento em que vivemos, os produtos por si só não são mais capazes de atrair o público e mantê-los em sua empresa, por isso a experiência estabelecida é o que de fato atrai e gera uma conexão.

Por isso, as informações armazenadas devem ser utilizadas no momento certo, tendo essa precisão dos dados e fazendo com que sua empresa mantenha uma assertividade única através das suas estratégias.

Logo, para distribuir e direcionar seus esforços de uma maneira totalmente assertiva, os dados corretos de venda e estoque de produtos devem estar a disposição, gerando esse ambiente propício ao crescimento e evolução.

Assim, a importância do data quality é algo totalmente visível, gerando esse aperfeiçoamento e fazendo principalmente com que sua empresa mantenha estratégias cada vez mais convictas e assertivas.

Com isso, para que se caminhe alinhado às inovações e de fato se crie esse ambiente de crescimento constante, o data quality é essencial e deve ser estabelecido o mais rápido possível.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.