O impacto da tecnologia 5G nas soluções de big data

foto 5G

A tecnologia 5G está chegando e promete transformar a forma como as pessoas se conectam, interagem e consomem conteúdo.

É verdade que hoje, pelo menos no Brasil, a tecnologia 5G ainda é algo muito nascente. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aponta que, hoje, menos de 1% da cobertura existente no Brasil seja 5G.

Mas isso vem mudando a passos largos. De acordo com planos da própria Anatel, até o final de 2027 é previsto que pelo menos 60% dos municípios com menos de 30 mil habitantes contem com cobertura 5G.

Ao mesmo tempo, a tecnologia 5G também está sendo apontada como a próxima grande evolução no mundo dos dados.

Com tudo isso em mente, é inevitável o questionamento: como a tecnologia 5G se desdobrará em termos de big data? Continue lendo para descobrir.

As mudanças proporcionadas pela tecnologia 5G

A primeira coisa a considerar é que a tecnologia 5G irá aumentar significativamente a velocidade e a capacidade de transferência de dados. Isso terá um impacto direto nas soluções de big data, que tendem a se beneficiar de um aumento na quantidade de dados disponíveis.

Com mais dados sendo gerados e transferidos em tempo real, as soluções de big data terão mais oportunidades para detectar padrões e fornecer insights valiosos.

Leia também: 3 razões para transformar sua empresa numa organização data driven

Além da velocidade e da capacidade de transferência de dados, a tecnologia 5G também trará outras vantagens para as soluções de big data.

Um exemplo prático e imediato é que a tecnologia 5G irá reduzir o atraso na transferência de dados, o que significa que os dados serão processados e analisados com muito mais velocidade, facilitando análises e coletas.

Isso será particularmente útil para aplicações em tempo real, como o monitoramento em tempo real de processos industriais ou o gerenciamento de tráfego aéreo, entre outras aplicações.

Mais vantagens para negócios

Outra vantagem da tecnologia 5G para as soluções de big data é a sua capacidade de conectar mais dispositivos à rede. Graças à tecnologia 5G, será possível conectar milhares, senão milhões, de dispositivos à rede sem a necessidade de fio.

Isso significa que a quantidade de dados disponíveis para as soluções de big data aumentará substancialmente, uma vez que mais dispositivos estarão gerando e transferindo dados.

A tecnologia 5G também trará vantagens para a segurança e a privacidade dos dados. Com o 5G, será possível criptografar os dados em trânsito, o que significa que os dados estarão mais seguros durante o processo de transferência.

Além disso, será possível que dados sejam armazenados e processados de forma mais segura, pois os dispositivos estarão conectados diretamente à rede sem a necessidade de passar por outros dispositivos.

Em conclusão

Com a tecnologia 5G, as soluções de big data terão mais dados à disposição, com informações que serão transferidas em tempo real e com maior segurança. Se você possui interesse em explorar como a tecnologia 5G pode beneficiar as soluções de big data da sua empresa, entre em contato com um de nossos especialistas.