Data Warehouse e seus benefícios

negócios

Muitas empresas estão buscando formas de otimizar seus processos, principalmente no campo tecnológico. Uma novidade que tem ganhado bastante atenção nesse aspecto é a Data Warehouse.

O trabalho com tecnologia da informação é fundamental para qualquer empresa, seja uma empresa de alarme de incêndio ou de outra área, pois desde os anos dois mil, a transformação digital modificou totalmente o mundo empresarial e seus processos.

Os diversos avanços tecnológicos disponíveis para as empresas tornaram o mercado muito mais competitivo, fazendo com que a tecnologia e a capacidade de se destacar frente à concorrência seja muito importante.

Por conseguir trabalhar adequadamente com as informações essenciais, desde sua coleta até a utilização dessas informações, a data warehouse ganhou muito destaque dentro de empresas de remediação de áreas contaminadas e dos mais diversos segmentos.

O conceito de data warehouse estabelece uma estrutura de armazenamento de informações em bancos de dados, possibilitando que todas as atividades da companhia tenham muito mais dados para acompanhar.

Esses dados são extremamente valiosos no mercado, e quando utilizados corretamente, podem ser um dos principais elementos de destaque da empresa, garantindo o sucesso de suas operações.

Tomar decisões baseado em suposições e achismos pode levar a uma série de erros, mas quando você consegue realizar isso com informações concretas, essas decisões são muito mais assertivas.

Entender esse conceito é uma parte crucial do trabalho com manutenção elétrica em condomínios, onde o data warehouse pode conter uma série de informações primordiais para o trabalho como um todo.

A data warehouse é uma estrutura de banco de dados, que possui uma série de fontes diferentes, bem como formatos distintos. Normalmente, elas são orientadas a um tipo de assunto em particular, como por exemplo:

  • Histórico bancário;
  • Registro de atividades;
  • Cadastro de clientes;
  • Operações negociais.

Embora seja um conceito moderno, e tenha ganhado muito destaque recentemente, a origem desse tipo de ferramenta é dos anos 80, quando uma série de instituições acadêmicas estavam estruturando os dados corporativos.

Essa solução foi uma inspiração para os primeiros trabalhos, e continuou em constante crescimento e evolução para se tornar parte de muitas estruturas e sistemas de BI (Business Intelligence).

Com uma data warehouse, você pode criar um armazém de dados, que permite a guarda de diversas informações importantes e pode possibilitar a criação de relatórios por ferramentas de automação.

Esse tipo de insight é fundamental para um gestor tomar decisões apropriadas durante seu trabalho, que podem alavancar sua fábrica de lixeira coleta seletiva aço inox, sobre onde e como vender melhor.

Através de uma série de complexos processos, esse sistema integra as informações de diversos sistemas que sua organização pode utilizar, através do data mining. A mineração de dados é normalmente realizada por uma inteligência artificial.

Esses dados são então organizados em camadas diferentes, que possibilitam novos relatórios, consultas e análises com informações precisas e atuais, que condizem com a realidade com a qual a empresa está trabalhando.

Antes dos avanços tecnológicos, um relatório como esses poderia levar meses para ser elaborado, o que acabaria deixando-o defasado uma vez que as informações não seriam precisas.

Por isso, contar com o suporte digital é um passo muito importante para garantir um resultado de sucesso com uma data warehouse em sua empresa que elabora projeto de estrutura metálica para telhado.

Benefícios da data warehouse

Agora que você conhece um pouco mais sobre a data warehouse e seu funcionamento, é hora de entender as principais características dessa ferramenta e suas vantagens comerciais.

Existem muitos benefícios que tornam esse tipo de banco de dados um importante aliado para qualquer empresa, e conhecer profundamente esse tipo de ferramenta é fundamental para sua companhia.

Vale lembrar, entretanto, que cada empresa é única, e nem sempre duas companhias receberão o mesmo tipo de resultado ao utilizar a data warehouse, ainda que ambas estejam em um mesmo segmento.

Por isso, é muito importante saber adaptar esta ferramenta para sua realidade, e realizar a coleta de dados com qualidade e eficiência para obter o melhor resultado possível no uso de data warehouse.

Além disso, é importante que essa coleta de dados esteja de acordo com as responsabilidades legais que a empresa possui sobre a coleta e armazenamento de informações.

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) foi criada para proteger os usuários que têm seus dados coletados pelas empresas de vazamentos e de entrega dessas informações para outros fins.

As multas referentes a LGPD podem chegar a milhões de reais, por isso, é muito importante que sua empresa esteja pronta para lidar com esse tipo de informação de maneira adequada.

Se um cliente procura uma instalação de aquecedor solar, é possível que ele eventualmente precise de mais produtos ou serviços de sua empresa. Por isso, é importante manter um registro apurado de informações para saber negociar.

Organização

Um dos principais pontos positivos da data warehouse é sua capacidade de organizar as informações que os consumidores disponibilizam para a empresa.

Um grupo de dados isoladamente pode não ser completamente funcional, mas quando esses dados são organizados em forma de relatório, isso dá todo um novo patamar para a equipe de gestão trabalhar adequadamente com suas decisões.

Quanto mais organizada é a estrutura de informações da empresa, melhor ela conseguirá utilizar seus conhecimentos para obter vantagens em negociações e alcançar o público com suas ações de marketing.

Por isso, é muito comum que distribuidores de correias transportadora façam uso de data warehouses para manter registros precisos de seus clientes e das necessidades que eles possuem, para melhor oferecer seus serviços.

Consistência

Por se tratar de uma ferramenta digital, os dados passam por cada um dos sistemas nativos onde foram encontrados para o sistema de integração, terminando seu caminho no ambiente operacional da data warehouse.

Dessa forma, os processos se mantêm consistentes e com uma codificação padronizada, o que reduz consideravelmente os riscos de erros para esse tipo de ação.

Se um profissional tentar repetir essa busca por informações, as chances de ele falhar são muito grandes, uma vez que o sistema não tem as mesmas limitações de um ser humano.

Por isso, é melhor deixar esse tipo de ferramenta trabalhar na parte mecânica da operação, deixando seus funcionários cuidando de estruturas mais complexas para a execução completa do trabalho.

Variedade de tempo

Ainda que eventualmente os dados sejam eliminados para remover inconsistências, ou por não serem mais válidos, a verdade é que uma data warehouse organizada e ativa pode guardar as informações por mais de 10 anos.

Esse tempo é muito importante para garantir mais segurança no acesso a informações de clientes, até mesmo para fazer avaliações com o histórico de dados coletados, que pode ser muito importante para sua estrutura.

Os bancos de dados são ajustados periodicamente para oferecer um trabalho mais eficiente, e uma análise mais ajustada às necessidades de sua companhia. Por isso, é muito importante saber trabalhar com esse tipo de ação.

Com informações de um longo período de tempo, você pode até mesmo identificar tendências que estejam se destacando dentro de seu segmento, com interesses que o público de sua empresa de climatizador para fábricas está buscando.

Aumentar suas vendas e conseguir um faturamento mais adequado é o objetivo de qualquer empresa que busca por crescimento no mercado, e ter as informações corretas para isso é fundamental em sua estratégia de negócios.

Dados não voláteis

Os dados inseridos em uma data warehouse são filtrados, e não recebem nenhum tipo de atualização ou alteração. Isso permite que você os trabalhe conforme foram inseridos, sem o risco de mudanças indesejadas.

Esse tipo de ferramenta acaba se tornando muito mais adequado a longo prazo, deixando as informações disponíveis exclusivamente para a leitura ou exclusão por parte do gestor da empresa.

Quando você precisa de informações para tomar decisão, é muito importante para sua segurança saber que os dados em um relatório não foram alterados de nenhuma maneira, garantindo mais tranquilidade a longo prazo.

Esses dados são essenciais para o tipo de trabalho que você deseja realizar, principalmente quando estiver tentando identificar os principais desejos de um consumidor.

Considerações finais

Trabalhar com dados confiáveis é uma das principais maneiras de garantir bons resultados em suas atividades, principalmente para quem toma muitas decisões acerca dos negócios de uma empresa.

Por isso, conseguir utilizar ferramentas como o data warehouse é muito importante para garantir mais assertividade e otimizar seu posicionamento no mercado, possibilitando uma série de interações mais efetivas.

Os benefícios desse tipo de ferramenta acabam se tornando ainda maiores em um mercado cada vez mais competitivo, onde saber mais informações que seus competidores podem de fato levá-lo a uma posição de liderança.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.