Como aplicar big data em sua estratégia de marketing digital

Notebook

As tecnologias cada vez mais avançam em um ritmo dinâmico, trazendo assim novas possibilidades para os usuários, para o mercado e para a sociedade como um todo. Chegando ao encontro de processos a serem vistos com atenção, como o big data.

Um conjunto de informações que pode ser útil para que uma empresa consiga definir quais são as melhores estratégias a serem adotadas no seu negócio, a partir de informações que podem ser coletadas sobre o próprio público que tal companhia está em busca de atingir.

De forma geral, é possível encontrar uma modificação clara no processo comercial, com os clientes não mais agindo de forma passiva, tendo uma voz de destaque com o auxílio das redes sociais, comunicando às empresas quais são suas demandas e necessidades.

Tudo a ser observado por uma empresa de equipamentos audiovisuais, que esteja em busca então de otimizar o seu contato com o público. Seja pela confecção de uma campanha de marketing otimizada, até a sua variedade de produtos a serem vendidos.

Adotando assim um conceito de frequente adaptação, acompanhando dessa forma o próprio perfil dos consumidores aos quais uma companhia está em busca de conquistar, criando fortes laços com esse público, através de uma estratégia eficaz.

Com práticas pautadas nos mais diversificados fatores, como o uso da tecnologia, ações comerciais, campanhas de comunicação, entre outros elementos que podem destacar a relação entre uma empresa e a sua audiência, elevando seu valor no mercado.

Isso em um processo que acaba por elevar também a importância de negócios voltados a essa adequação tecnológica entre as empresas, recorrendo cada vez mais aos serviços de uma empresa de suporte técnico em informática, tamanha sua utilidade em geral.

Capaz de auxiliar nos serviços de um grande conglomerado de armazenamento virtual de dados, até uma loja de roupas de pequeno porte, mas que pode ter adotado um sistema digital para organizar o seu estoque, assim como a entrada e saída de peças.

Ao unirmos o avanço das tecnologias com a transformação do mercado, cada vez mais associada e dependente da internet, chega-se então à implementação de certos conceitos que podem ser de grande importância para que um negócio consiga prosperar hoje.

Nesse caso, é importante citar o Big Data e sua relevância para os novos empreendimentos, assim como para a renovação de negócios que possuem tempo no mercado.

Big Data: as informações a favor do mercado

Uma das grandes verdades do mercado atual é de como a audiência se mostra muito menos passiva, em relação à forma com que as transações comerciais eram realizadas no passado, no qual o papel do público era somente de reagir às ações do mercado.

Atualmente os consumidores são muito mais ativos, indo atrás do tipo de produto e serviço que necessitam, optando também pelas melhores relações custo-benefício que podem encontrar. Como ao pesquisar por “sistema de automação comercial preço”.

Dependendo dos resultados encontrados, esse usuário pode optar por contratar uma empresa ou sua concorrente, de acordo com os benefícios apresentados por cada uma na internet, assim como nas ações de cada companhia, em relação a um perfil específico.

E quanto mais o público passa a expor suas opiniões e demandas, maior será o nível de informações ao qual tais empresas poderão analisar, permitindo assim uma adoção de melhores estratégias comerciais, tendo como base esses dados ali disponíveis.

Isso em uma realidade que se expande ao acompanhar o crescimento do mercado digital, resultando então em um número maior de dados a serem estudados por parte de uma empresa, em um nível tão amplo que supera os chamados bancos de dados.

Por mais que tais informações internas sejam importantes para a organização de uma empresa de gestão de documentos, por exemplo, para lidar com seus clientes e fornecedores, existem também informações externas a serem estudadas.

Como os comentários presentes nas redes sociais de uma empresa, as menções presentes na internet, além de qualquer tipo de informação que possa ser útil na criação de uma relação entre uma empresa e o seu público almejado.

Chegando-se assim ao conceito de Big Data. Uma concepção que trabalha com a reunião de um número amplo de informações aos quais uma empresa precisa observar para que seja possível alcançar os melhores resultados possíveis em sua área.

Podendo ser esses dados estruturados ou não, isso quer dizer, informações que podem ser facilmente organizadas por meio de um sistema, como a presença de palavras-chave em textos, ou aquelas que precisam ser analisadas manualmente acerca de sua importância.

Existindo um conjunto amplo de benefícios associados a esse tipo de conceito.

Os benefícios de se trabalhar com o Big Data

Diversas são as vantagens comerciais a serem alcançadas por uma empresa que passa a trabalhar com o Big Data, conseguindo inclusive apresentar um diferencial competitivo diante de outras companhias no mercado, que disputam um mesmo perfil de público.

Entre os benefícios que podem ser alcançados por meio do Big Data é possível destacar:

  • Experiência de compra personalizada;
  • Análise de informações em tempo real;
  • Diminuição de riscos;
  • Visualização de melhores estratégias;
  • Melhor conhecimento sobre o seu público.

Todos esses tópicos têm uma importância para que uma empresa de gestão de obras consiga alcançar melhores oportunidades comerciais. Tudo a partir da adoção de estratégias digitais, que podem ser úteis até mesmo para um negócio tradicional.

Até porque a revolução digital do mercado não abrange somente os empreendimentos integralmente digitais, mas também qualquer tipo de negócio que dependa de uma relação com o público, sendo preciso então acompanhá-los por meio da internet.

Mas para se ter acesso às vantagens comerciais que podem ser conquistadas por meio do uso do Big Data, é preciso então saber como incluí-las dentro de suas estratégias de marketing.

Aplicações do Big Data ao marketing digital

A realização de pesquisas e estudos sobre o seu perfil de público sempre foi algo de importância na gestão de um empreendimento. O que o Big Data traz é apenas uma amplificação desse tipo de relação, lidando então com mais dados e mais oportunidades.

Entre essas possibilidades comerciais é válido destacar:

Descobrir o seu perfil de público

Ao estudar o comportamento de sua audiência alvo por meio da internet, torna-se  mais prático para uma empresa criar um perfil comercial sobre tal público, tendo como base suas necessidades entre outras características importantes para a definição de um perfil.

O que pode auxiliar uma companhia a saber exatamente a qual tipo de público ela deve divulgar o seu serviço de pintura de fachadas, encontrando resultados eficazes ao se comunicar com um público que se interesse por tal ofício oferecido.

Assistentes virtuais

O conceito de Big Data é relevante também para alimentação de programas digitais que podem ser úteis em uma relação a ser formada entre uma empresa e o seu público, como é o caso das assistentes virtuais.

Programas automatizados voltados ao atendimento dos clientes, que utilizam das informações aos quais tais sistemas são alimentados para se aprimorar, trazendo um melhor serviço ao público, por meio dos programas de machine learning.

Melhor logística comercial

Com um acesso maior a diferentes informações, torna-se possível também adotar uma logística avançada em cima da gestão de um empreendimento.

Como em uma contabilidade especializada em TI, a ter um melhor controle sobre as finanças de um negócio ao trabalhar com softwares que fazem análises documentais de informações tanto do público como de dados internos de importância para uma empresa.

Acesso a fontes de dados relevantes

Uma característica importante do Big Data é o fato de que ele pode contar com um número amplo de informações, recorrendo tanto ao banco de dados de uma empresa como também a fontes variadas, entre elas:

  • Relatórios;
  • Pesquisas em sites de busca;
  • Engajamento nas redes sociais;
  • Pesquisas feitas junto ao público.

Um conjunto amplo de canais que podem contar com informações relevantes para uma empresa, que ao observar de forma complexa o cenário em que se encontra, pode então tomar as melhores decisões acerca da gestão dos seus negócios.

O que prova a importância do Big Data para os mais diversos tipos de empreendimentos, que por meio dessa aplicação, assim como outros tipos de aplicações digitais, como um ERP integrado com e commerce, pode alcançar os melhores resultados possíveis.

O que acaba por explicar a importância das tecnologias para o cenário comercial atual. Em uma realidade na qual os empreendimentos dependem dessas soluções digitais para otimizar suas ações e dessa forma ter um melhor contato com o seu público.

Pois da mesma forma com que os clientes se mostram cada vez mais confortáveis com as possibilidades digitais, a mesma coisa precisa ser feita em relação aos negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.