Como analisar o comportamento do consumidor com big data

mãos segurando ícores relacionados à comunicação

Com o advento da transformação digital, capturar a atenção de clientes na internet tem se tornado uma missão cada vez mais desafiadora, sobretudo quando falamos no comportamento do consumidor. Um estudo conduzido pela Universidade Técnica da Dinamarca, divulgado em 2019, mostrou como, com o passar do tempo, a atenção da população global que acessa a internet vem ficando gradualmente mais dispersa.

Se conquistar a atenção do seu público-alvo já é um desafio, o que dizer então de conseguir com que ele concretize uma compra ou se torne cliente fiel, por exemplo?

Henry Ford, inventor americano e fundador da Ford Motor Company, tem uma frase que diz o seguinte: “Se eu perguntasse aos meus compradores o que eles queriam, teriam dito que era um cavalo mais rápido”.

Em outras palavras, podemos afirmar que Ford quis dizer que, para conquistar mercado e fidelizar compradores, oferecer somente o que eles já pensam que querem não é o bastante. É preciso ir além, oferecer algo a mais, surpreender o comprador.

E, para alcançar esse objetivo, os gestores do século 21 dispõem de um aliado que Ford sequer chegou a sonhar: o big data. Com o volume crescente de dados disponíveis para coleta e análise na internet, obter as informações necessárias para encantar e fidelizar clientes nunca foi tão prático.

Confira, abaixo, 3 benefícios do uso de big data para analisar com precisão o comportamento do seu cliente ou potencial cliente e, dessa forma, conseguir compreendê-lo e cativá-lo mais precisamente do que nunca.

Oferta de serviços altamente personalizados

Ao cruzar e estruturar dados de fontes atualizadas e confiáveis, é possível identificar padrões no comportamento do consumidor e, assim, oferecer a ele produtos e serviços antes mesmo que ele se dê conta da necessidade imediata daquilo. É fazer como Ford fez, apresentando um carro quando tudo que se passava na mente dos compradores era um cavalo mais rápido.

Um setor que tem se destacado bastante nesse quesito é o bancário. Com a chegada do open banking ao Brasil, instituições financeiras podem compartilhar entre si dados dos seus clientes (mediante expressa autorização deles, sempre respeitando a LGPD).

Como resultado, instituições financeiras chanceladas pelo Banco Central podem elaborar produtos e serviços mais vantajosos para clientes de bancos concorrentes. Assim, os clientes podem obter tarifas mais baixas e maior oferta de crédito, entre outras vantagens. É o tipo de relação ganha-ganha, ou seja, aquela que resulta em vantagens para todas as partes envolvidas.

Criação de perfis de consumo

Em qualquer empresa, é comum que o contato com clientes aconteça por diferentes meios. Seja por aplicativos de mensagens, emails, redes sociais, ligações telefônicas, chamadas de vídeo ou presencialmente, a aproximação com clientes é etapa crucial para fechar negócio e manter boas relações.

Mas acontece que, como a comunicação acontece de maneira dispersa, por diferentes meios, muitas vezes essas informações não são unificadas para que sejam aproveitadas da melhor forma possível. Dentro do big data existem ferramentas capazes de fazer acontecer esse cruzamento de dados de maneira rápida e eficiente.

Elevar a satisfação do cliente

Surpreender clientes de maneira positiva e mantê-los satisfeitos com seu produto ou serviço é o caminho para fazê-los voltar sempre, além de possibilitar o crescimento orgânico e acelerado da sua organização.

Ao identificar tendências antecipadamente e aproximar-se do cliente de maneira mais verdadeira, as organizações têm a oportunidade inédita de criar laços mais duradouros, saber com mais precisão como está a satisfação do cliente com seu produto ou serviço e tomar conhecimento, com agilidade, sobre o que fazer para virar os números ao seu favor.

As estratégias que envolvem big data possuem um verdadeiro potencial para transformar para melhor a relação entre empresa e cliente. Fazer uso de grandes volumes de dados para formular táticas de curto, médio e longo prazo são a chave para estabelecer experiências produtivas e que possibilitem o sucesso do negócio.

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