Aprenda como aplicar o Data driven marketing na sua empresa

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O Data driven marketing, traduzido diretamente do inglês, significa marketing orientado a dados. A partir dele se toma decisões estratégicas e obtém insights com base em dados gerados por mais de 75 bilhões de dispositivos usados ​​por pessoas em todo o mundo.

Hoje, vivemos em uma época em que quantificar e analisar o comportamento do consumidor a partir desses dados não é mais um conceito complicado ou impossível.

Na verdade, o marketing orientado a dados é o novo normal, assim como tecnologias como inteligência artificial, aprendizado de máquina e computação em nuvem.

Logo, todos os tipos de organizações, desde empresa de levantamento topográfico até empresas de consultoria tributária, aderem a essas estratégias de monitoramento, coleta e análise de dados para fins de análise de negócios.

Uma das principais razões para a prevalência do marketing orientado a dados é que os próprios dados do cliente podem ser derivados de qualquer meio de interações, desde mídias sociais e hábitos de compra, até dados de pesquisas online.

Com a tecnologia moderna, as empresas de serviço de alongamento de chassi, por exemplo, podem entender seus consumidores como nunca antes.

O que é Data driven Marketing?

O termo "data driven" é um termo em inglês que significa "marketing com orientação de dados".

Esse é um tipo de marketing que categoriza metodologias e planejamento estratégico com base na coleta e análise de informações do consumidor, com dados confiáveis ​​no centro da tomada de decisões.

Com isso, até mesmo uma empresa manutenção industrial pode utilizar essa estratégia em seus processos internos.

E não é qualquer dado que é rastreado e analisado. Essa é uma das maiores mudanças no marketing digital. O marketing orientado a dados aproveita a análise computacional e grandes quantidades de dados digitais analisados.

Estamos falando de análise, big data, inteligência de negócios e aprendizado de máquina. Esses dados podem responder a perguntas como:

  • Quem?
  • Quando?
  • Como?
  • Com quanto?
  • Até quando?

Com essas respostas em mente, as empresas de automação, por exemplo, podem fazer o planejamento sobre quando deve ser realizado o aluguel de transpaleteira elétrica.

Isso porque essas informações são transformadas em análises confiáveis ​​que orientam a ação, a vantagem competitiva.

Como usar Data driven marketing?

Sem uma estratégia, pode ser difícil pensar em como usar melhor os dados do cliente em campanhas de marketing. Isso porque o maior desafio para as equipes é que elas podem se deparar com muitas pesquisas e informações sem saber o que fazer com elas.

Há uma diferença entre simplesmente coletar dados de clientes e executar de forma inteligente uma estratégia de marketing orientada por dados.

Veja agora os passos para aplicar o data driven marketing em seu negócio, seja você um distribuidor de materiais elétricos ou diretor de uma companhia financeira.

Estabeleça relações reais

A principal vantagem do marketing orientado a dados é a capacidade de criar e desenvolver relacionamentos que agreguem valor para ambas as partes (o cliente e a empresa).

Hoje existem plataformas de automação de marketing que usam análises avançadas para coletar dados de clientes em um só lugar, de qualquer departamento, que precisa estar disponível.

Do lado do cliente, isso faz com que ele se sinta mais conectado à sua marca, pois pode interagir em qualquer plataforma usando o dispositivo de sua escolha e receber apenas as ofertas e comunicações relevantes para ele.

Para os empreendedores, a comunicação é mais efetiva e o canal principal se torna mais efetivo desde o topo da linha de vendas até a etapa de conversão.

Sabia onde seus clientes estão

Como mencionado anteriormente, uma plataforma de marketing baseada em nuvem se adapta a qualquer dispositivo ou canal.

As melhores estratégias de marketing orientadas por dados usam dados para informar à sua equipe quais canais são mais eficazes ou preferidos pelos clientes.

No entanto, também é importante entender que a análise de dados não é apenas identificar os melhores canais para alcançar os clientes.

Ele também fornece informações sobre quando é o melhor momento para entrar em contato com cada cliente, a oferta mais eficaz para enviá-la e a pessoa apropriada.

Aprenda e melhorar por meio de resultados

O marketing está sempre evoluindo, pois a mudança é constante. Portanto, uma equipe de uma empresa fornecedora de grade para fechamento de área, por exemplo, não deve adotar uma abordagem unilateral e chamá-la de abordagem correta.

Para que sua estratégia seja realmente orientada por dados, você precisa garantir que todos os dados e comentários dos clientes sejam usados ​​para medir os resultados e ajustar seus esforços, se necessário.

Quando algo funciona, veja como você o desenvolve, e quando algo não funciona, veja como você muda até começar a ver melhorias.

As melhores ferramentas de CRM não apenas ajudarão sua empresa a criar melhores relacionamentos com os clientes, mas também ajudarão a medir a eficácia de seus esforços de marketing internamente.

Use essas ferramentas para superar os pontos fracos da sua empresa para que você possa aproveitar melhor os dados do cliente para oferecer uma melhor experiência de marketing.

Mantenha a simplicidade

Hoje em dia é fácil ficar sobrecarregado com a quantidade de informações disponíveis, tecnologias em evolução e novas ferramentas, métodos e processos.

Portanto devemos lembrar as palavras de Einstein: "Mantenha as coisas o mais simples possível, mas não as simplifique". É importante manter sua equipe focada no objetivo principal, que é aumentar o reconhecimento da sua marca e expandir sua base de clientes.

Não adicione novas tecnologias apenas por adicioná-las; primeiro certifique-se de compreender o impacto e pesar todos os potenciais benefícios e desvantagens.

O marketing provavelmente se tornará mais complexo à medida que mais ferramentas e processos se tornarem disponíveis no futuro. É por isso que as plataformas baseadas em nuvem podem realmente ajudar a simplificar as coisas.

Criar uma cultura orientada a dados é a base do sucesso do marketing orientado a dados.

Nenhum processo ou ferramenta funcionará bem se as equipes não absorverem essa cultura em seu dia a dia, na maioria das decisões rotineiras e até mesmo no planejamento de grandes projetos.

Mas, claro, a cultura e a consciência da importância dos dados também devem vir acompanhadas de conhecimento e tecnologia, sendo necessário ter uma equipe treinada em métodos, ferramentas e técnicas para explorar todo o potencial dos dados.

Além disso, as empresas devem saber como coletar e integrar dados de várias fontes, como CRM, mídias sociais, sistemas de vendas e muito mais.

Ao incorporar esses dados em relatórios abrangentes e painéis interativos, você pode obter informações valiosas para sua fábrica de chapa perfurada metálica, por exemplo.

Agora vamos dar uma olhada em algumas dicas para aplicar o marketing orientado por dados à sua estratégia!

Ajuste o funil de marketing

Os funis de vendas não são lineares. Cada consumidor passa por uma jornada específica, com seus próprios caminhos, etapas, dúvidas e necessidades.

Assim, o marketing orientado a dados trabalha com o conceito de funis dinâmicos. Por meio dos dados é possível identificar em que estágio os consumidores estão e orientar conteúdos relevantes para suas necessidades naquele momento.

Planeje todas as etapas da jornada de compra

Mapear as necessidades, preocupações, interesses e comportamentos dos consumidores pode determinar onde eles estão na jornada e desenvolver estratégias mais eficazes.

Portanto, planeje estratégias e conteúdo para ajudar os clientes em potencial a percorrer o funil, do topo, quando ainda reconhecem uma necessidade, até o fundo, quando precisam resolver objeções e concluir a compra.

Use as ferramentas avançadas de análise

Os dados sozinhos não dizem muito. Para que sejam informações estratégicas, elas precisam ser processadas e analisadas. Algumas ferramentas ajudam nessa tarefa, combinando dados de fontes diferentes e gerando relatórios personalizáveis.

Mas a análise também depende da inteligência humana para fazer referência cruzada de dados, identificar padrões e descobrir insights que ajudam as organizações a atingir seus objetivos.

Use análises com os feedbacks

A análise deve informar as decisões sobre planejamento e otimização de estratégias de marketing.

Os dados mostram como os consumidores se comportam e como eles reagem às suas ações. Em seguida, eles também podem lhe dizer como melhorar suas próximas ações para obter mais resultados.

Por exemplo, se você é um microempresário distribuidor de luminárias led e quer expandir seu negócio, pode realizar uma pesquisa sobre quais os problemas os clientes desejam solucionar.

Ao entender esse aspecto, você pode otimizar sua estratégia de conversão sem perder tempo enviando mais mensagens desnecessárias.

Garanta a colaboração entre equipes

A colaboração entre equipes pode adicionar ainda mais potencial ao marketing orientado a dados. Além de ter diferentes experiências que auxiliam na tomada de decisão, todas as áreas de uma empresa utilizam e geram dados.

Portanto, facilitar a integração e a comunicação entre diferentes equipes geralmente levará a mais insights sobre sua estratégia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.