4 erros de Data Science que muitas empresas cometem (e como evitá-los)

Homem olhando para cima com uma projeção de códigos no seu rosto

As aplicações de Data Science em empresas são variadas e seus benefícios são muito claros. Alguns dos principais são: tomada de decisões melhor informadas, rápida identificação de novas oportunidades de negócio e redução de riscos.

É verdade que esses benefícios são muito atraentes, e é natural que empresas das mais variadas áreas da economia entrem na onda da Data Science o mais rápido possível para poder colher esses benefícios.

Mas adotar soluções de Data Science podem resultar em erros graves e, alguns casos, até mesmo irreversíveis.

A boa notícia é que muitos desses erros podem ser evitados seguindo algumas boas práticas. Selecionamos, abaixo, 4 dos principais erros que as empresas cometem e ensinamos como você pode evitá-los. Confira:

1 - Falta de objetivos claros

O primeiro passo para que um projeto de Data Science seja bem sucedido é a definição dos objetivos que se deseja alcançar com o projeto.

Entre outras questões, isso significa entender o problema a ser resolvido, identificar as necessidades e expectativas dos gestores, definir as métricas de sucesso que serão utilizadas para avaliar o desempenho do projeto ou solução proposta e estabelecer um plano de ação para alcançar esses objetivos.

Sem objetivos claros, acaba sendo muito fácil perder o caminho e gastar tempo e recursos em esforços que não contribuem para um bom resultado final. A definição clara dos objetivos é a base para o sucesso de qualquer projeto de Data Science e deve ser a primeira etapa antes de começar a trabalhar com os dados.

2 - Dados inadequados

Os dados são a base da ciência de dados, e se eles são ruins, todo o projeto estará comprometido. É fundamental garantir que os dados sejam precisos, completos e relevantes para o problema que se pretende solucionar.

Isso inclui checar a qualidade dos dados, remover informações incorretas, irrelevantes e duplicatas, além de realizar a limpeza e transformação dos dados quando necessário.

Além disso, é importante entender a origem dos dados e qualquer viés ou limitações que possam existir, como por exemplo, se os dados foram coletados de forma aleatória ou se há possíveis problemas de amostragem.

3 - Falta de comunicação e colaboração

Para alcançar sucesso na Ciência de Dados, é importante que haja uma comunicação e colaboração eficazes entre os especialistas dessas áreas diferentes.

Dessa forma, você garante que todos estejam trabalhando em direção aos mesmos objetivos e que os insights obtidos a partir dos dados sejam aplicados de maneira eficaz para alcançar resultados desejados.

Também é importante considerar que a ciência de dados é uma disciplina em constante evolução, com novas técnicas e ferramentas sendo desenvolvidas regularmente. Portanto, é crucial que os profissionais de ciência de dados continuem se atualizando e aprendendo para se manterem atualizados com as últimas tendências e desenvolvimentos.

4 - Falta de interpretação e ação

Muitas empresas investem tempo e recursos na coleta e análise de dados, mas em seguida cometem um erro terrível: não levam esses resultados adiante e não tomam ações baseadas neles.

A coleta e análise de dados são apenas uma parte do processo de ciência de dados e, sem interpretar os resultados e agir sobre eles, esses esforços podem ser inúteis.

É essencial entender o significado dos resultados e como eles podem ser usados ​​para melhorar a empresa por meio da identificação de tendências, padrões e insights que possam ser usados ​​para tomar decisões estratégicas, otimizar processos internos, aumentar a eficiência e reduzir custos.

O melhor caminho para evitar esses (e outros) erros de uma vez por todas

Quando o assunto é Data Science, o futuro da sua organização deve depender de um planejamento competente e muito bem pensado.

Se você deseja embarcar em uma jornada de ciência de dados, tenha em mente que você deve avaliar sua empresa de vários ângulos e estimar os efeitos potenciais em relação aos seus objetivos de negócios.

Você também precisa estar ciente de que os resultados da transformação não podem ser alcançados de uma só vez.

Para não perder seu tempo, recursos e informações valiosas, que tal contar com a Crawly? Somos referência nacional quando se trata de soluções de big data que ajudam a impulsionar a sua organização. Entre em contato hoje mesmo com nossos especialistas!