3 aplicações práticas da coleta automatizada de dados

escada progresso gráfico

O rápido e contínuo desenvolvimento da transformação digital no mundo faz com que enormes volumes de dados sejam gerados num fluxo constante.

Cabe às organizações, então, a tarefa de coletar esses dados e utilizá-los da maneira que melhor faça sentido para o desenvolvimento dos seus negócios.

A questão é que esses volumes de dados, além de enormes, estão em constante crescimento, o que torna inviável a coleta manual de dados.

É aí que entram em cena os web crawlers, robôs programados para coletar e dados públicos da internet em tempo real.

A coleta automatizada de dados, assim como outras soluções de big data, possibilitam que empresas de todos setores tenham acesso a informações de alta qualidade para planejar os seus próximos passos com altos níveis de confiabilidade.

Confira, a seguir, 3 aplicações práticas que são beneficiadas com o uso de coletas automatizadas de dados.

1 - Mais produtividade e mais eficiência

Com dados de qualidade em mãos, organizações conquistam insights mais profundos sobre operações logísticas, de distribuição e manufatura, por exemplo.

Por meio da automação de processos complexos você pode monitorar elementos cruciais como inventário e operações da cadeia produtiva em tempo real.

Dessa forma, também é possível identificar problemas e solucioná-los antes que eles se tornem grandes dores de cabeça.

A produtividade e a eficiência da sua equipe também são impulsionadas graças à automação, pois, assim, tarefas repetitivas ficam a cargo de robôs e seus funcionários podem se dedicar à execução de tarefas e elaboração de estratégias de curto, médio e longo prazos.

2 - Proteção de dados e compliance

Tão importante quanto coletar e analisar dados é ter soluções em prática que garantam a segurança dos dados que estão em posse da sua empresa.

Soluções de big data permitem que uma empresa consiga, por exemplo, determinar quais dados são mais sensíveis para a segurança da empresa e pôr em ação os processos de arquivamento adequados para garantir o compliance.

Notícias sobre vazamentos de dados em grandes empresas são, infelizmente, bastante comuns hoje em dia. Com isso em mente, o investimento em proteção de dados não se trata de luxo, mas, sim, de necessidade.

3 - Maior colaboração entre empresas

Ao automatizar a coleta de dados, sua empresa também estará melhor preparada para colaborar com outras companhias de maneira mais eficiente.

A automação permite que a sua organização tenha sempre em mãos dados atualizados e insights para serem compartilhados com empresas parceiras, por exemplo, potencializando a troca de conhecimento entre as partes.

Concluindo…

A verdade é que a transformação digital é um processo constante. Novidades surgem a todo momento e as organizações precisam buscar se manter atualizadas para evitar ficar para trás em relação à concorrência.

Também é importante ter em mente o seguinte: a tecnologia, mesmo sendo muito importante, é apenas uma parte de um todo.

De modo a tirar o máximo proveito de soluções de big data como a automação, você precisa contar com empresas parceiras que cheguem para somar e que colaborem com a execução das estratégias que vão levar sua organização adiante.