Qualidade de dados: saiba como resolver os 5 problemas mais comuns

Qualidade

A qualidade dos dados que a sua empresa utiliza para elaborar estratégias e fazer planejamentos de curto, médio e longo prazo é algo que absolutamente não pode ser negligenciado.

Para manter alta a qualidade dos dados, o primeiro passo é estar consciente dos problemas mais comuns que podem impedir que esse objetivo seja alcançado.

E é exatamente isso que você vai descobrir neste artigo. A partir de diversos casos observados pela Crawly, selecionamos os 5 problemas que descobrimos ser mais recorrentes quando o assunto é qualidade de dados nas empresas e te ensinamos a resolvê-los.

1 - Entrada incorreta de informações

Um dos principais problemas com qualidade de dados, e que muitas empresas ainda negligenciam, é a entrada incorreta das informações coletadas.

Organizações que usam dados manuais e digitais enfrentam a possibilidade de erros de digitação ou de entrada de informações erradas, o que pode ter um impacto significativo na precisão e qualidade dos dados armazenados.

É por essa razão que é importante ter processos que validem os dados antes de serem armazenados, o que garante um nível mais alto de precisão das informações coletadas

Um exemplo prático disso é a criação de um formulário com campos específicos e limitações de caracteres para evitar erros de entrada, além de estabelecer requisitos de qualidade, como padrões específicos para formatos de data, endereços e outras informações.

Podemos citar ainda outra alternativa: a automação. Com ela, além de garantir mais agilidade na coleta e preenchimento de informações, sua empresa ainda reduz drasticamente a chance de erros humanos.

2 - Perda de dados

Outro problema comum é a questão da perda de dados. Isso pode acontecer de diferentes maneiras em empresas, tais como quando dispositivos ou sistemas falham, vírus, ataques de ransomware, erros de usuário e desastres naturais.

Para garantir que os dados não sejam perdidos, é importante que a sua empresa estabeleça medidas de segurança, como backups regulares, e coloque em ação ferramentas capazes de proteger efetivamente os dados coletados.

Você também deve ter em mente que é preciso realizar testes de recuperação de dados com certa regularidade. Assim você garante que, caso algo dê errado, os dados possam ser recuperados com rapidez, sem prejuízos ao funcionamento da empresa.

Testes regulares e a manutenção dos sistemas também podem ajudar a prevenir a perda de dados, já que podem detectar problemas antes que qualquer dano seja causado.

A criação de procedimentos para lidar com a perda de dados também é uma boa prática a ser adotada, pois ajuda a assegurar que a informação seja recuperada da maneira mais eficaz possível.

3 - Inconsistência entre as informações

O terceiro problema comum que muitas empresas ainda enfrentam com a qualidade de dados é a inconsistência. Se os dados não forem consistentes, isso pode levar a dados incompletos ou incorretos, causando graves problemas a longo prazo para a empresa.

E a melhor maneira de garantir que os dados sejam consistentes é definir padrões rigorosos para os dados que são coletados. Também é importante que a sua empresa estabeleça controles internos eficazes para garantir que os dados sejam coletados de forma consistente.

4 - Falta de dados

Outro problema muito comum ainda é a falta de dados. Às vezes, os dados que estão sendo coletados podem ser incompletos, faltando informações importantes e que podem ser decisivas para a execução de estratégias na sua empresa.

Para corrigir esse problema, é importante ter processos para garantir que os dados sejam completos. Também é essencial estabelecer políticas para garantir que as informações sejam coletadas de forma adequada, de modo que nenhuma informação relevante seja perdida.

Outra sugestão é estabelecer em detalhes, e antes do processo de coleta começar, que tipo de informação e de dados a sua empresa precisa. Assim, você evita que o problema seja identificado somente nas últimas etapas da coleta, evitando retrabalho e tempo perdido.

5 - Dados desatualizados

Os dados coletados podem estar desatualizados e não conter as informações mais recentes que a sua empresa precisa. Em outras palavras, os dados e informações contidos podem estar desatualizados, incorretos ou obsoletos.

Uma saída para esse problema é verificar periodicamente as informações disponíveis, garantindo, assim, que elas estejam atualizadas e corretas.

Outra solução, essa mais moderna e eficiente, é contar com a coleta de dados automatizada, feita por robôs digitais chamados web crawlers.

Estes sistemas são capazes de navegar por diversos sites e acessar todas as informações disponíveis, além de realizar inserções de dados programadas para que os dados estejam sempre atualizados.

Os web crawlers possuem a capacidade de filtrar os dados, criando métricas e relatórios que são decisivos para a tomada de decisões estratégicas. Eles também podem armazenar e processar grandes volumes de dados em pouco tempo, tornando a coleta de dados automatizada uma solução extremamente eficaz.

Conclusão

Ao implementar processos para validar e garantir a qualidade dos dados, as empresas podem garantir que os dados sejam precisos e que as informações sejam armazenadas de forma segura.

E a melhor maneira de garantir a alta qualidade dos dados que a sua empresa utiliza é entrando em contato com a Crawly!

Somos especialistas em coleta e estruturação de dados complexos e estamos aqui para ajudar sua empresa a chegar cada vez mais longe. Entre em contato hoje mesmo com nossos especialistas.